Você sabe como hidratar o cabelo? Embora pareça um tratamento simples e que pode ser feito em casa, existem algumas dicas criteriosas e necessárias para que o ritual tenha um resultado profissional de salão de beleza. Esse cuidado com o cabelo, além de devolver todos os nutrientes perdidos para a fibra capilar, previne o ressecamento, acaba com as pontas duplas, ajuda no crescimento e ainda previne os fios de futuras agressões. Para que o procedimento seja um sucesso e se adapte a todo o tipo de cabelo, o Dermaclub consultou o seu time de dermatologistas para esclarecer todas as dúvidas sobre hidratação capilar. Confira!

1. O que é hidratação de cabelo?

O ritual de hidratação capilar é responsável por repor a água e os nutrientes do cabelo que são perdidos diariamente com a química, poluição, radiação solar e o uso do secador e da chapinha. Sem esse tratamento, os cabelos ficam secos, opacos e sem vida. Por isso, é uma etapa indispensável na rotina de cuidados com os fios.

A dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, explica como deve ser feito o ritual de hidratação: “Começamos com o uso shampoo e se você quiser fazer uma hidratação, basta secar um pouco os fios com a toalha e aplicar a máscara - já que as cutículas vão estar abertas após o uso do shampoo - e, por fim, você fecha as cutículas com o condicionador”, ensinou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. A hidratação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo?

Pode sim! A hidratação é um cuidado que se adapta a todo tipo de cabelo - até mesmo os fios mais oleosos. Basta usar uma máscara ou ampola de hidratação adequada para as suas madeixas e aplicar bem longe da raiz para evitar o excesso de oleosidade, o acúmulo de produto no couro cabeludo e a formação da caspa, sintoma da dermatite seborreica.

3. Quais os benefícios da hidratação do cabelo?

A hidratação do cabelo serve para repor nutrientes e a pouca umidade que os fios perderam com as agressões do dia a dia - como a poluição, a radiação solar, a química, além do calor causado pelo secador e pela chapinha. Sendo assim, seus benefícios são:

- Evitar as pontas duplas;
- Combater o ressecamento dos fios;
- Revitalizar o cabelo danificado pela química;
- Acabar com o frizz;
- Deixar o cabelo mais saudável;
- Proporcionar brilho aos fios;
- Deixar as madeixas mais maleáveis;

4. Dicas de hidratação para cada tipo de cabelo:

4.1. Oleosos

- Usar uma máscara ou ampola de hidratação mais leve;
- Aplicar o produto longe da raiz do cabelo;
- Lavar o cabelo com um shampoo esfoliante;
- Fazer o ritual a cada 15 dias.

4.2. Mistos

- Usar uma máscara que ajude a recuperar os fios danificados;
- Aplique o produto principalmente nas pontas duplas e ressecadas;
- Lave o couro cabeludo com um shampoo antioleosidade;
- Faça o ritual a cada 15 dias.

4.3. Secos

- Usar uma máscara de hidratação mais concentrada;
- Aplicar o produto em todo o cabelo, evitando o couro cabeludo;
- Lavar o cabelo com um shampoo livre de sulfato ou um creme de limpeza;
- Repetir a hidratação toda semana.

4.4. Cabelos danificados e com química

- Usar uma máscara ou ampola de hidratação para cabelos quimicamente tratados;
- Aplicar o produto em grande concentração em todo o cabelo;
- Deixar agir o tempo recomendado junto com uma touca térmica;
- Lavar os cabelos com um creme de limpeza;
- Fazer o ritual toda semana, mesclando com a técnica de selagem capilar;

5. Produtos para fazer hidratação capilar profunda em casa

5.1. Máscara de hidratação

Por ter mais ativos concentrados, a máscara age por muito mais tempo no cabelo, mesmo após a lavagem. O ideal é procurar um produto com as características necessárias para cada etapa do seu cronograma. Por isso, fique atento às informações presentes sobre os ativos no rótulo.

5.2. Ampola de hidratação

Esses produtinhos instantâneos deixam seus cabelos mais bonitos, macios e mais resistentes em poucos minutos de aplicação. A ampola pode ser aplicada durante o banho e garante um resultado incrível.

5.3. Shampoo

A raiz costuma ser mais oleosa do que o comprimento dos fios. Para manter o couro cabeludo limpo, é importante lavar a região com um shampoo. Invista em um produto com a textura mais leve e, de preferência, sem sulfato e parabenos.

5.5. Condicionador

O produto ajuda a hidratar e a selar as cutículas dos fios, preservando o efeito da máscara hidratante por muito mais tempo. O condicionador também ajuda a dar brilho no cabelo, principalmente quando é removido com um jato de água fria.

6. Passo a passo: como fazer uma hidratação de cabelo em casa?

Passo 1) Após lavar os fios com shampoo sem sulfato, aplique o creme no cabelo, dando bastante atenção às pontas duplas.

Passo 2) Vá aplicando o produto hidratante - máscara ou ampola - mecha por mecha, massageando suavemente.

Passo 3) Faça um coque baixo, prenda o cabelo com uma presilha e deixe agir pelo tempo recomendado.

Dica: para que o produto penetre melhor nos fios, cubra os cabelos com uma touca térmica de alumínio.

Passo 4) Por fim, é só enxaguar bem o cabelo até remover todo o produto.

7. Mitos e verdades da hidratação de cabelo

7.1. Shampoo com sulfato é melhor para lavar a cabeça antes da hidratação

Depende. Na verdade, o shampoo com sulfato é um ótimo produto com ação detergente, ou seja, ele elimina todos os resíduos que ficam acumulados nos fios e couro cabeludo. Porém, se for usado frequentemente, acaba causando ressecamento do cabelo.

Por isso, a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, indica, para a maioria dos casos, o produto sem sulfato: “ É uma excelente opção para as madeixas que passaram por tratamentos químicos, como coloração e alisamento, já que os fios não recebem nenhuma agressão durante a aplicação tendo um poder de limpeza ideal”, explicou.

7.2. A máscara de hidratação e o condicionador têm o mesmo efeito

Mito. O condicionador é um produto mais leve, de uso diário, que tem o papel de devolver a hidratação natural aos fios - deixando-os mais maleáveis - e selar as cutículas, formando uma camada protetora que mantém o cabelo brilhoso, saudável e seguro de traumas. Já a máscara capilar possui mais ativos hidratantes e age por mais tempo no cabelo mesmo após a lavagem.

7.3. Podemos substituir o uso do condicionador pela máscara de hidratação

Depende. A substituição do condicionador pela máscara é mais indicada para quem tem as madeixas secas, em que a hidratação natural não chega até o comprimento dos fios, como crespas e cacheadas, por conta do seu formato espiral, e para aquelas que fazem muitos procedimentos químicos.

7.4. A hidratação de cabelo pode ser feita todos os dias

Verdade. Depende do tipo de cabelo. Para cabelos secos, ou muito danificados por química, uma hidratação diária pode ser interessante. Já para cabelos mistos e oleosos, o indicado é fazer hidratação no cabelo uma vez na semana, ou a cada 15 dias, que é a frequência mais recomendada para fazer o ritual.

Dermatologista:

Drª. Betina Stefanello // CRM: 52-913715

Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Professora da Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.