Uma rotina de cuidados com o cabelo não precisa ser uma tarefa tão complexa: para manter os fios bonitos, soltos e saudáveis, além de uma limpeza adequada, é importante fazer uma hidratação profunda regularmente. Mas engana-se quem pensa que é preciso ir ao salão toda a semana para garantir um cabelo saudável: é possível, sim, praticar esse hábito sem sair de casa. Para ficar por dentro da técnica, o DermaClub preparou um passo a passo completo do ritual. Veja só!

O que a hidratação faz no seu cabelo?

Quando seu cabelo está áspero, com pontas secas e frizz significa que está precisando passar por um tratamento de hidratação. A fibra capilar é formada por 10% de água e 5% de lipídios, por isso, se torna bastante propícia ao ressecamento. Assim, o processo de hidratar as madeixas serve exatamente para repor a pouca umidade que os fios perderam com as agressões do dia a dia - como a poluição, a radiação solar, química, além do calor causado pelo secador e pela chapinha.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Qual é o melhor creme para hidratar o cabelo?

Por ser um tratamento vital para a saúde e estética do cabelo, é importante apostar em produtos com ativos que ajudam a nutrir e reparar a fibra capilar. Um exemplo é a máscara nutrirreparadora de Vichy, que possui uma fórmula minimalista composta por poderosos ingredientes, como keratino-complex, ômega 3, 6 e 9, além de filtros UV para manter os fios protegidos da radiação solar.

Passo a passo prático para fazer uma hidratação profunda em casa:

1) Antes iniciar a hidratação, comece lavando o couro cabeludo com um shampoo de sua preferência, fazendo movimentos leves e de massagem sem esfregar o comprimento dos fios. Repita o procedimento e enxágue;

Dica: Para uma limpeza ainda mais profunda, vale fazer a primeira lavagem com um shampoo antioleosidade ou até um esfoliante capilar; e a segunda com uma fórmula suave e calmante, como o Dercos Sensi Care de Vichy.

2) Chegou a hora de hidratar! Retire suavemente o excesso de água do cabelo com uma toalha e, então, vá aplicando a máscara mecha por mecha, fazendo uma leve fitagem - procedimento que se faz com as mãos de cima para baixo, no sentido do crescimento dos fios. Evite aproximar o produto da raiz, para evitar problemas como a dermatite seborreica e a caspa;

3) Deixe a máscara nutrirreparadora agir pelo tempo determinado na embalagem e enxagüe abundantemente para retirar todo o creme dos cabelos.
Dica: Para um efeito ainda mais profundo, você pode cobrir os fios com uma touca térmica durante o tempo de pausa.

Depois, é só finalizar do jeitinho que você gosta. Quer mais dicas para aprender a cuidar melhor do seu cabelo? Continue lendo as matérias do DermaClub!