Na busca por uma pele perfeita, existem detalhes que sempre incomodam: rugas, flacidez, linhas de expressão e ressecamento são alguns deles. Com o avançar da idade, esses problemas se tornam inevitáveis, mas, com os cuidados certos, dá para retardar o seu aparecimento e até minimizar a sua aparência. Você sabia que as ceramidas têm um papel fundamental no ressecamento da pele? Junto com a dermatologista Betina Stefanello, o DermaClub desvendou tudo sobre esse assunto. Veja só!

Reposição de ceramidas é essencial para a saúde da pele no geral

A barreira de proteção é uma camada da pele composta por lipídeos, na sua maioria ceramidas. Juntas, elas formam essa película, que, quando está saudável protege e minimiza os danos dos agentes externos, como poluição, clima e atrito, entre vários outros. No entanto, esses mesmos agressores também danificam a barreira e, para a manter íntegra, é necessário sempre repor as ceramidas que a pele perde, ou seja, hidratar bastante e todos os dias.

Hidratação com produtos que repõem ceramidas previne os sintomas do envelhecimento precoce

Segundo a Dra Betina, as ceramidas são de extrema importância para a saúde das células da pele, e conseguem até prevenir o envelhecimento precoce da pele. “As ceramidas atuam de forma importante na sinalização celular: regulam a diferenciação, proliferação e programação da morte das células, o que as torna muito importantes para a longevidade da mesma”, explicou a médica.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Além disso, e embora a barreira da pele seja resistente à água, as suas ceramidas são responsáveis pela captação de hidratação do exterior. “Existem 3 tipos de lipídeos na nossa camada córnea: as ceramidas - mais importantes e em maior quantidade -, os ácidos graxos e o colesterol. Eles criam uma barreira resistente à água; no entanto, existem muitos estudos sugerindo que existe um transporte ativo dessa barreira da pele, cuja responsabilidade é das ceramidas. Elas podem permitir uma maior permeação ou não dessa água, para manter a hidratação. Assim, é possível potencializar outros tratamentos, como os anti-idade”, afirmou.

Uma pele hidratada sofre menos danos dos agentes externos

De acordo com a Dra Betina, é importante manter a barreira da pele íntegra para retardar os sinais do envelhecimento. “Uma pele ressecada, que sofre as intempéries, tem a tendência a envelhecer mais rápido. As suas células estão mais susceptíveis aos danos, seja do sol, da poluição, ou de uma forma geral, e as ceramidas também melhoram esse aspecto”, concluiu.

Assim, as ceramidas atuam contra o envelhecimento da pele em dois níveis: o primeiro, é mantendo a pele hidratada; e o segundo, é a potencialização dos tratamentos rejuvenescedores. A dica é investir em um hidratante rico em ceramidas, que se proponha a restaurar barreira, para prevenir o ressecamento e envelhecimento das células da sua pele, e aplicá-lo todos os dias no rosto e corpo, logo após o banho.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.