Com o passar do tempo, as áreas mais expostas do corpo, como mãos, cotovelos e joelhos, tendem a ficar mais ressecadas e escurecidas. No entanto, é possível amenizar esses efeitos e conquistar uma pele macia e lisinha, com ajuda de cuidados diários específicos. O DermaClub conversou com a dermatologista Daniele Pimentel, de São Paulo, para entender o que causa o ressecamento de algumas regiões do corpo e quais hábitos podem colaborar para a hidratação da pele. Confira!

Entenda por que regiões específicas do corpo costumam ser mais ressecadas

Segundo a médica, áreas do corpo como mãos, cotovelos, joelhos e pés costumam ser as mais ressecadas. Isso porque essas regiões são extremamente expostas e muito afetadas pelo inverno, devido às temperaturas baixas, vento e redução da umidade. Além disso, com os banhos quentes e demorados, comuns na estação mais fria, a pele fica mais seca, podendo apresentar sinais como vermelhidão, descamação e coceira. “Partes do corpo como joelhos e cotovelos, por exemplo, são áreas de dobras e de apoio. Assim, sofrem mais traumas ao longo do dia, necessitando de cuidados especiais”, disse.

Saiba a importância de hidratar as áreas mais ressecadas do corpo

De acordo com a dermatologista, o primeiro passo para manter mãos, cotovelos e joelhos longe do ressecamento é investir na hidratação diária da pele, principalmente, à noite. O período de sono é ideal para apostar em uma nutrição mais intensa, já que nesse momento o corpo fica mais suscetível à penetração dos dermocosméticos.

Quais são os cuidados necessários para a pele ressecada?

“É importante evitar o uso de sabonetes antissépticos, pois pioram o ressecamento da pele. Assim como os banhos quentes, que removem a barreira de proteção do corpo, principalmente quando somados ao atrito de esponjas. A utilização excessiva de álcool gel nas mãos, por exemplo, também coopera para deixar a pele mais seca”, recomendou Dra. Daniela.

E sabia que o uso do protetor solar também pode amenizar o problema? “O produto evita o escurecimento de joelhos e cotovelos, além de seu uso ser imprescindível durante todo o ano na prevenção contra o câncer de pele e manchas solares, que são muito comuns nas mãos”, contou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.