Quem tem a pele sensível sabe o quanto essa condição proporciona sinais e sintomas incômodos e, muitas vezes imprevisíveis para o corpo e rosto, como vermelhidão, coceira, ardor, irritação, queimação e repuxamento. Nos casos mais intensos é até possível notar descamação e pequenas feridas. Para prevenir esses sinais, é importante seguir uma rotina de cuidados bastante regrada com o uso de produtos que hidratam a pele e fortalecem a barreira de proteção. Para te ajudar, o DermaClub montou um cronograma com os principais passos para cuidar de uma pele com sensibilidade. Confira e pratique em casa!

Passo #1) Limpeza da pele com um sabonete sem parabenos

A limpeza da pele é o primeiro cuidado que devemos ter com essa região. Muita gente que tem tendência à sensibilidade acaba reclamando que a região fica um pouco ressecada, repuxada e avermelhada após o ritual. Mas, para garantir uma superfície mais macia, lisa e sem irritações, é importante apostar em um sabonete ou gel de limpeza sem parabenos. Essas substâncias são verdadeiras vilãs, principalmente para quem tem a pele sensível. Além disso, o ideal é que o produto não tenha perfume nem álcool.

A água precisa estar morna e o ritual deve ser feito com movimentos leves e circulares.

Dicas de uso: Lipikar Surgras de La Roche-Posay e Effaclar Alta Tolerância

Passo #2) Hidrate a pele com uma loção ou creme com ativos hidratantes

Logo após o banho, você precisa hidratar a pele. No caso da sensível, é fundamental fazer este cuidado com um creme ou loção hidratante com ativos que acalmam, protejam e ajudam a restaurar a barreira cutânea, como a manteiga de karité, glicerina e pantenol. Aplique um produto específico para o corpo e rosto e não deixe de dar atenção para as áreas mais ressecadas - cotovelo, joelho, pernas e pés.

Dica de uso: Toleriane Sensitive de La Roche-Posay

Passo #3) Use um protetor solar de amplo espectro

Outro cuidado importante que devemos ter com a pele sensível é o uso do filtro solar. Isso porque a radiação deixa a pele mais fragilizada e propensa à irritação. Sendo assim, aplique todos os dias um protetor com FPS 30, no mínimo, e amplo espectro para prevenir tanto os raios UVA quanto UVB. Não deixe de reaplicar a cada 2 horas ao longo do dia ou em casos de sudorese intensa.

Dica de uso: Anthelios [XL]-Protect de La Roche-Posay

Passo #4) Água termal à vontade ao longo do dia

A pele sensível e alérgica é imprevisível e pode ficar reativa a qualquer momento. E mesmo até as peles aparentemente normais, em algum momento da vida, por razões diversas, como exposição ao vento, sol, mudança de clima, podem apresentam sintomas de sensibilidade na pele. Por isso, é sempre bom andar com um produto que ajude a acalmar e refrescar a região nesses momentos de crise, como a água termal. Ela protege das agressões diárias e alivia coceiras e vermelhidão no corpo e rosto. Você também pode usar quantas vezes sentir necessidade.

Dica de uso: Água Termal de La Roche-Posay