Mesmo depois de noites bem dormidas, ainda é possível acordar com o rosto inchado. O problema acontece devido ao sistema linfático, que é responsável pela absorção de líquidos nas células e costuma ficar lento durante o sono. Por isso, alguns cuidados são necessários para evitar o tão temido inchaço. Confira as dicas e acorde mais bela todos os dias!

Por que o inchaço facial acontece?

As principais causas deste incômodo, principalmente na região dos olhos, têm a ver com a retenção de líquidos, ingestão de álcool e também com questões genéticas. No entanto, algumas ações podem colaborar para o problema acontecer, como remover a maquiagem de forma agressiva na noite anterior e também dormir com a cabeça em um nível mais baixo que o corpo. "Alimentar-se bem, fazer exercícios físicos e beber bastante água ajudam nesta questão. Além disso, para manter a pele bonita, é importante não dormir com maquiagem, usar o filtro solar todos os dias, limpar e hidratá-la com produtos específicos”, recomendou a médica. 

A ingestão correta de água é fundamental

Todo mundo sabe que beber água é essencial não só para manter o intestino funcionando direito, mas também traz benefícios à pele e para mais partes do corpo. A ingestão correta - que deve ser de, no mínimo, dois litros - ajuda a desinchar e a controlar o sódio, contendo a retenção de líquidos. Além disso, deve ser tomada durante todo os dia e não de uma vez, para não sobrecarregar os rins. 

Como acabar com o inchaço matinal

1) Lave o rosto com água fria: esta ação faz o edema diminuir, já que promove a vasoconstrição. Uma alternativa é colocar o frasco de água termal na geladeira e borrifar o líquido geladinho ao acordar.

2) A camomila pode ser sua melhor amiga: a plantinha possui ação calmante e descongestionante e é uma das aliadas no combate do inchaço no rosto. Pode-se fazer compressas com algodão embebido no chá gelado e também fazer movimentos circulares.

3) Evite alimentos condimentados e bebidas alcoólicas: estes produtos podem irritar o organismo, provocar gases e distensão no estômago, além de refletir na pele. Opte por uma dieta saudável e sem exageros.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.