Cada vez mais popular entre os apaixonados pela alimentação saudável, o avocado é a fruta do momento! Ele é cremoso, concentrado, rico em fibras, potássio, vitaminas B6 e E, e, ainda, 10% menos calórico que o abacate. Assim, seus componentes cooperam para uma pele mais saudável, previnem infecções e auxiliam no funcionamento do intestino.

Entenda a diferença entre avocado e abacate

Apesar de serem da mesma família, os dois alimentos possuem características distintas. O avocado é mais concentrado, possui menos água e é 10% menos calórico que o abacate. A fruta também é mais cremosa e funciona melhor em receitas salgadas. Porém, ambos são nutritivos, boas fontes de gorduras mono e poli-insaturadas, ajudando a equilibrar as taxas de colesterol e a proteger o coração. Além disso, são poderosos antioxidantes e colaboram com a absorção de nutrientes de outros ingredientes quando consumidos juntos.

Descubra os benefícios do avocado para o organismo

O alimento possui onze tipos de carotenoides, que ajudam a combater diversos tipos de câncer, além de doenças do coração, graças ao alto teor de ácido oleico - gordura monoinsaturada, que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL). A fruta também é responsável por fortalecer o sistema imunológico, pele e cabelos. Ou seja, benefícios para todo o corpo!

Como incluir o avocado na sua alimentação do dia a dia?

Cerca de 80% da composição do avocado é de fibras e água. Por isso, como é uma fruta mais gordurosa, gera saciedade por mais tempo e pode ser incluída nas refeições ou substituir alimentos que têm o mesmo teor, como a manteiga, patês ou cream cheese. No entanto, a quantidade de calorias deve ser levado em conta, sendo assim, o ingrediente pode ser consumido diariamente, mas em quantidades moderadas. O indicado é ingerir apenas meio avocado por dia.