Você costuma ter a pele dos joelhos, calcanhares ou cotovelos muito ressecadas? Por si só, a aparência opaca e textura áspera já são motivos suficientes para apostar num bom hidratante. No entanto, existem outros motivos que tornam esse hábito tão importante. Para os esclarecer, o DermaClub entrevistou a dermatologista Betina Stefanello, que apontou as principais razões da importância da hidratação nas regiões mais secas do corpo. Entenda!

Menor concentração de glândulas sebáceas é responsável pelo ressecamento da pele nessa área

De acordo com a Drª Betina Stefanello, o que acontece é que a pele destas regiões tem menos oleosidade, sendo essencial repor um pouco da gordura para reparar a barreira de proteção da pele. “Essas áreas - joelho, cotovelo e calcanhar - costumam ser mais secas porque são mais elásticas, isto é, precisam permitir movimentos maiores para as articulações que ficam embaixo dessa pele. Por isso, os tecidos não produzem glândulas sebáceas suficientes para hidratar a pele”, explicou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Atrito com roupas e exposição no dia a dia também contribui para a piora do ressecamento

A dermatologista ainda apontou que, por se tratar de regiões de juntas, que estão em constante movimento, essas áreas formam mais atrito com as roupas e objetos de um modo geral, o que acaba danificando a barreira da pele e garantindo o aspecto ressecado. “Essas zonas também ficam expostas com roupas mais curtas, e a tendência é ficarem menos hidratadas e mais escurecidas”, concluiu a médica.

Além de deixar a pele mais bonita, a hidratação é essencial para manter essas áreas saudáveis

Quando a pele não está hidratada, a sua barreira de proteção fica comprometida, trazendo o risco de inúmeros problemas. “É importante sempre mantê-las hidratadas para evitar rachaduras, coceiras e pruridos”, explicou a Drª Betina. Além desses sintomas mais leves, também existem os mais complexos, como dermatite de contato, dermatite atópica ou psoríase, por exemplo. Por isso, é importante sempre aplicar um hidratante logo após o banho, que é quando a pele está mais propensa à hidratação, e apostar nas fórmulas que prometem repor ceramidas e, assim, restaurar a barreira cutânea.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.