Joelhos e cotovelos são algumas das áreas do corpo que tendem ao ressecamento intenso e ao escurecimento. No entanto, é possível minimizar e tratar essas características para conquistar uma pele lisinha, macia e iluminada. Por isso, procuramos a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, que entregou o caminho das pedras para cuidar dessas regiões. Confira!

Por que áreas como joelho e cotovelos ficam escuras e ressecadas?

Para a médica, os principais motivos para a pigmentação e desidratação dessas regiões são a falta de hidratação do local, a exposição solar excessiva e sem proteção, o atrito constante com os tecidos das roupas e até mesmo fatores genéticos. “Quem mora em lugares mais frios, por exemplo, tende a ficar com os joelhos e cotovelos ainda mais secos, sendo necessário intensificar mais a hidratação”, explicou.

Como prevenir que joelhos e cotovelos escureçam e ressequem

Segundo a dermatologista, para manter a pele saudável não podemos deixar a proteção solar e a hidratação de lado. “O FPS deve ser, no mínimo, 30; e a nutrição de acordo com suas necessidades. Fique atenta também à temperatura do banho, já que a água quente aumenta o ressecamento. Por isso, opte pela ducha fria ou morna. Além disso, prefira roupas mais leves e soltas, que permitam a respiração da pele”, disse.

Cotovelos e joelhos escurecidos? Saiba como tratar

Se você deseja clarear as áreas pigmentadas, o primeiro passo é identificar qual fator principal causa o escurecimento e ressecamento da região e, para isso, é preciso marcar uma consulta com o dermatologista. De acordo com a Dra. Christiane, produtos com pantenol e manteiga de karité, por exemplo, ajudam na regeneração das células e na recuperação da barreira de proteção natural da pele. “Esfoliar a região uma vez por semana durante o banho coopera na remoção das células mortas e facilita o clareamento e hidratação dos joelhos e cotovelos”, recomendou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.