A oleosidade em excesso e o surgimento de comedões e espinhas no rosto não mentem: sua pele anda precisando de uma limpeza profunda. Higienizar a região é um dos gestos mais simples e importantes de toda rotina de cuidados com a beleza. Mas você sabe, de fato, qual é a relevância desse hábito para a sua pele? Tem ideia dos produtos mais indicados para essa rotina? O DermaClub entrevistou o dermatologista Rubens Pontello, de Londrina, Paraná, a fim de esclarecer melhor o assunto. Confira!

Para quem tem tendência à oleosidade a limpeza da pele é fundamental

De acordo com o médico, “a pele oleosa, por ter uma produção de sebo maior, tem uma propensão natural à formação de cravos e espinhas. Por isso, a higienização correta é um dos principais pilares para o controle da oleosidade, redução de acne e fechamento dos poros”, afirmou.

Cuidados que devem ser usados na limpeza da pele oleosa

Para o dermatologista, a lavagem deve ser feita, no máximo, três vezes ao dia. Ele ainda diz que um erro comum entre muitas pessoas, devido ao excesso de oleosidade, é lavar o rosto diversas vezes. “Isso produz um mecanismo de rebote, em que a pele é induzida a produzir mais sebo, tornando–a excessivamente oleosa”, alertou.

Além disso, o médico ressaltou que esse tipo de pele deve ser tratada com bastante atenção. “Embora seja oleosa, toda região cutânea necessita de hidratação. Por isso, lave o rosto sempre com água morna, evitando uma temperatura muito quente ou fria”, indicou. Realize este ritual sempre com um sabonete em barra ou líquido indicado por seu dermatologista.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Após a limpeza, lembre-se de aplicar um tônico para remover o excesso de resíduos

Para potencializar a limpeza, é recomendado utilizar um tônico facial: “a fim de remover os vestígios de maquiagem e impurezas que ficaram na pele, além de equilibrar o pH e preparar a área para receber a hidratação”, esclareceu. Existem, ainda, produtos de última geração que entram na rotina de cuidados na etapa da tonificação, porém oferecem benefícios mais completos do que só limpar e tonificar a pele: por serem enriquecidos com ácidos renovadores, são capazes de reduzir a oleosidade, diminuir a aparência dos poros e uniformizar o tom e a textura da pele.

Após completar a higiene, lembre-se de aplicar um hidratante específico para a pele oleosa. Nesses casos, dê preferência para dermocosméticos com textura gel ou sérum que são opções de rápida absorção.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.