Ao contrário do que muitos pensam, os homens também precisam manter os cuidados com a pele em dia! A região masculina possui uma tendência maior à oleosidade e alta sudorese por conta dos hormônios, como a testosterona. Para acabar com esses incômodos, basta adotar uma rotina da pele bem simples e ideal para o homem moderno - que envolve apenas limpeza e proteção solar. O DermaClub mostra o passo a passo deste ritual. Veja!

Características da pele masculina

De acordo com dermatologistas, a maior particularidade da pele masculina é a oleosidade - chegando ao dobro da taxa feminina. Com a alta produção de sebo, outros fatores também acabam mudando no rosto, como a textura, espessura e densidade. Assim, a pele do homem acaba se tornando mais áspera, com poros mais dilatados e com uma maior tendência à acne.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Passo a passo: rotina masculina de cuidados com a pele

Passo #1: Limpeza do rosto
Para acabar com a oleosidade do rosto, é preciso lavar a região todos os dias. O ideal é fazer a higiene da pele pela manhã, assim que acordar, e à noite, antes de dormir. Pratique este hábito com um sabonete específico para a face - nunca use o mesmo que costuma ensaboar o corpo - e com os ativos específicos para o seu tipo de pele.

Como lavar o rosto?

1. Antes de começar o ritual, é importante lavar as mãos. Elas devem estar limpas e livres de bactérias para não contaminar o rosto.

2. Enxágue o rosto com água fria ou morna. A água quente pode ressecar o rosto, desidratar a pele e produzir mais óleo pelas as glândulas sebáceas.

3. Coloque um pouco de sabonete, de preferência líquido, na sua mão e já espalhando pelo rosto, começando pela testa, depois para as bochechas até chegar ao queixo.

4. Massageie cada parte do rosto com as pontas dos dedos, fazendo movimentos lentos e circulares.

5. Depois enxágue, removendo todo o sabonete para evitar irritações na pele.

6. Por fim, seque o rosto com uma toalha limpa, sem esfregar a região para não machucar a pele. Basta pressionar levemente a toalha contra o rosto.

Passo #2: Proteção solar

Depois da limpeza, o passo mais importante na rotina de cuidados com a pele é o uso do filtro solar. O produto deve ser usado todos os dias e reaplicado a cada 2 ou 3 horas. O protetor além de defender a pele contra a radiação solar e a luz visível - no caso do produto com cor -, ele também tem um grande potencial hidratante. Além disso, algumas fórmulas também oferecem proteção contra os danos da poluição.

Como passar protetor no rosto?

1. Com o rosto limpo, aplique um pouco de protetor no rosto, o equivalente a uma colher de chá rasa.

2. Essa quantidade deve ser dividida em 6 partes: testa, bochechas, queixo, nariz orelhas e pescoço.

3. Espalhe o produto com as mãos até a pele ficar uniforme.

Simples, não é? Para mais dúvidas, não deixe de consultar o seu dermatologista.