A pele acneica é oleosa por natureza e possui uma grande tendência às lesões de acne. Isso acontece devido à predisposição genética e às mudanças hormonais - que surgem em uma época específica da vida, como no caso da adolescência, ou de forma constante. Para driblar os incômodos das espinhas, dos cravos, poros aparentes e da oleosidade, que tal seguir à risca uma rotina de cuidados com a pele que ajuda a livrar seu rosto de todos esses incômodos? O DermaClub montou uma agenda de cuidados completa antiacne para você adotar de uma vez por todas. Veja só!

Rotina da manhã deve ser finalizada com protetor solar

1º passo)  Lave o rosto com um gel de limpeza
Assim que acordar, o primeiro cuidado que devemos ter é a limpeza da pele. Prefira usar um gel de limpeza, pois a textura é mais indicada para quem tem oleosidade e acne. Umedeça o rosto com um pouco de água - de preferência morna ou fria - depois aplique um pouco de gel nos dedos e espalhe em toda a região. Não se preocupe se alguns géis não formarem espuma, isso só significa que o produto é livre de sabão, mas limpa da mesma maneira.

Após massagear e limpar todo o rosto, principalmente as áreas mais afetadas pela acne, enxágue bem com água fria até remover todo o produto. Depois, com uma toalha macia, seque todo pressionando-a levemente sobre a pele. Não esfregue a toalha no rosto para evitar irritações ou possíveis machucados.

2º passo) Acabe de tirar os resíduos com um tônico
Após lavar o rosto, chegou a hora de passar o tônico adstringente. Além de remover todos os resíduos que sobraram da limpeza, o produto ajuda a contrair os poros - deixando-os menos aparentes -, reequilibra o pH da pele, elimina as impurezas, além de controlar a oleosidade - fator que estimula as lesões de acne.

3º passo) Chegou a hora de usar um hidratante sequinho
Concluída a etapa de limpeza, chegou a hora de hidratar a pele. Quem disse que a pele oleosa e acneica não precisa desse ritual, está muito enganado! Muitas vezes o aumento da oleosidade significa a falta de hidratação. Para não ficar com o rosto pegajoso ou grudento, basta escolher o produto com a textura certa, como a matte ou a sérum.

4º passo) Tratamento antiacne
O tratamento antiacne é a etapa essencial na batalha de combate às espinhas. Neste caso, é essencial conversar com um dermatologista para indicar o melhor produto para você. Existem vários que, além de reduzir a acne, auxilia no clareamento das manchas, controla o brilho e desobstrui os poros sem ressecar a pele.

5º passo) Protetor solar com cor
A última etapa da rotina de cuidados com a pele é o uso do filtro solar. Para o tratamento da pele acneica, o ideal é apostar em um protetor com cor para cobrir as lesões, proteger a pele da radiação solar e da luz visível a fim de evitar manchas. Além disso, o dermocosmético precisa ter toque seco a fim de evitar o brilho ao longo do dia, e absorção imediata, para prevenir que a maquiagem derreta.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Rotina noturna precisa contar com limpeza profunda

1º passo) Remova a maquiagem e impurezas com água micelar
Antes de dormir, você deve remover a maquiagem. O acúmulo de produtos, resíduos e outras substâncias no rosto pode piorar a acne e causar o surgimento de novas lesões, devido ao entupimento dos poros. Para prevenir esses problemas, use uma solução micelar para eliminar todas essas impurezas. Basta umedecer um pedaço de algodão com a água e passá-lo no rosto até remover tudo.

2º passo) Lave o rosto
Repita a limpeza da pele com o mesmo gel de limpeza usado pela manhã.

3º passo) Tratamento antioleosidade
Após lavar o rosto, aplique um tratamento de pele para controlar a oleosidade produzida durante à noite. Aposte em um dermocosmético leve, hidratante e com ativos que ajudam a minimizar a produção de sebo, como o LHA e o ácido salicílico.

Etapas extras para fazer uma vez por semana na rotina de cuidados com a pele

Esfoliação: essa etapa ajuda a remover o excesso de células mortas e desobstruir os poros, evitando a formação de novos cravos e espinhas. É importante ressaltar que o ritual deve ser feito quando a pele não estiver muito lesionada para não agravar o quadro. O momento certo de fazer a esfoliação é após o uso do tônico.

Máscara facial: dependendo dos ativos contidos na máscara, esse cuidado extra ajuda a acalmar a pele, controlar a oleosidade, diminuir cravos e espinhas, e até clarear marcas antigas de acne. Faça o ritual após o uso do tônico.