A atividade física está inserida na rotina de muitas mulheres, que, às vezes, praticam exercícios logo depois do trabalho ou de qualquer outro compromisso. Então, se a pele estiver maquiada, o que fazer? Será que isso pode comprometer a saúde da cútis? Quais são os cuidados que devemos ter com o rosto antes da gym? O DermaClub explica essas e outras questões para você. Confira!

Maquiagem à prova d’água pode ser usada durante exercícios físicos? Descubra!

Com o suor, é comum que produtos como máscara de cílios, delineador e sombra escorram pela área dos olhos e até pelas bochechas. Para evitar o famoso “efeito panda”, a dica é apostar em produtos à prova d’água, que foram desenvolvidos para suportar altas temperaturas. Dessa forma, esse tipo de cosmético não está proibido, mas dermatologistas acreditam que o rosto limpo é a melhor forma de cuidar da pele durante atividades físicas.

Saiba o perigo de usar produtos como base e pó na academia

Quando fazemos exercícios, o corpo esquenta e, assim, uma série de ações acontecem, como a transpiração e a dilatação dos poros. Como a pele precisa respirar, durante o treino é importante que ela esteja limpa, livre de produtos como base, pó, corretivo, blush e iluminador, já que eles podem bloqueá-la. Um dos principais problemas causados pelo uso de maquiagem na academia é o surgimento de cravos e espinhas, como consequência dos poros abertos.

Descubra quais são os produtos indicados para aplicar na pele antes de ir para a academia

Antes de ir para a academia, o ideal é fazer uma boa limpeza. Leve o rosto com um sabonete indicado para o seu tipo de pele e, depois de enxaguada e seca, aplique um hidratante de formulação leve, que seja absorvido rapidamente. Em seguida, não esqueça do filtro solar e use o produto nas áreas expostas, mesmo em ambientes fechados ou clima nublado. Para quem não dispensa maquiagem, a sugestão é o uso de filtros com cor, que ajudam a uniformizar o tom.

Consulte seu dermatologista e inicie sua rotina de cuidados com a pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.