Quem tem a pele acneica costuma sofrer bastante com o surgimento de cravos e espinhas no rosto, pescoço, colo e costas. Ao mexer ou tentar espremer, ou até mesmo expô-las de forma excessiva ao sol, cria-se um risco de escurecimento da região, com o surgimento de uma mancha escura. Essas marcas, por sua vez, podem ser tratadas em qualquer época do ano, no entanto, o inverno é a melhor época. Para entender os benefícios e a melhor forma de clarear as manchas de acne durante essa temporada, o DermaClub entrevistou a dermatologista Nicole Perim, de Belo Horizonte. Saiba como dar um fim nesse incômodo!

Entenda porque o inverno é a melhor época para tratar as manchas de acne

De acordo com a médica, durante o inverno, a radiação solar é menos intensa, por isso se torna a época do ano ideal para o tratamento das manchas de acne. “O que ocorre é que na maioria dos tratamentos para as marcas, a exposição solar excessiva deve ser evitada. Isso se deve ao uso de ácidos, realização de peelings e lasers que deixam o rosto sensibilizado e propenso a manchas quando entra em contato com a radiação”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Conheça produtos e procedimentos que ajudam no clareamento das manchas

A Dra. Nicole afirma que existem vários dermocosméticos que ajudam no tratamento das manchas de acne e que podem ser utilizados em casa com uma concentração menor, proporcionando ótimos resultados. “Inúmeros produtos contendo ativos clareadores como o ácido kójico, ascórbico, ferúlico, arbutin podem ser utilizados, lembrando a importância da escolha de produtos com textura adequada para a pele acneica”, indicou. Outros ingredientes importantes são o LHA, ácido salicílico e o Phe-Resorcinol, clareador. Aqueles que têm a textura mais oleosa devem ser evitados, pois podem facilitar o aparecimento de novas espinhas.

Além disso, alguns procedimentos realizados no consultório dermatológico também são recomendados, como os peelings químicos. “Eles auxiliam na renovação da pele, removendo as células mais pigmentadas que ocasionam as manchas. Existem tecnologias como os lasers e a luz intensa pulsada que contribuem para o clareamento da pele”, completou.

Evite as manchas de acne com simples cuidados diários

A medida primordial para evitar as manchas de acne é o uso diário do filtro solar. “Isso porque as lesões inflamadas quando expostas à radiação ultravioleta ficam mais propensas ao escurecimento. Além disso, muitos tratamentos para a acne contêm substâncias que deixam a pele mais sensível e propensa à irritação, tornando a proteção solar fundamental para evitar manchas nessa fase”, disse. É importante que o produto tenha FPS 30, no mínimo, e toque seco para evitar a oleosidade.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.