Não importa onde elas surgem, manchas causam incômodo em qualquer lugar do corpo, principalmente quando são escuras e bem aparentes na pele. Essas marcas costumam ser mais criticadas quando aparecem no rosto, que, dependendo de suas características, podem ser específicas de melasma. Entretanto, existem outras regiões do corpo que essas imperfeições podem surgir, como nas pernas. Nesse caso, quais seriam as causas, tratamentos e os melhores cuidados de prevenir essas marcas? O DermaClub e a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, explicam!

Manchas escuras na perna: o que pode ser?

De acordo com a médica, as manchas na perna podem ter causas bem diferentes, como problemas circulatórios, exposição solar, doenças de pele como dermatites, entre outros. A dermatologista explica os principais motivos:

Hiperpigmentação: esse problema pode acontecer, principalmente, na região que envolve a coxa e a virilha, devido ao grande atrito ali causado. Outro problema que pode resultar nessas manchas é o uso de roupas apertadas, provocando um tipo de inflamação na pele, o que acaba deixando essas manchas na perna.

Úlcera de perna: elas são localizadas na altura do tornozelo. Essas manchas escuras e ásperas são causadas por conta de varizes, hipertensão arterial ou diabetes.

Manchas pós depilação a laser: esse problema é muito comum em pacientes com a pele morena e negra. Muitos equipamentos de depilação a laser acabam causando queimaduras na pele que, depois de um tempo, se transformam em manchas ou áreas escurecidas decorrentes de uma inflamação localizada.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

5 cuidados para evitar as manchas escuras na perna

- Usar filtro solar, especialmente com cor, quando estiver de roupas curtas;
- Hidratar muito bem a região todos os dias;
- Procurar ajuda médica para o controle hormonal;
- Não expor a região após fazer depilação a laser;
- Fazer depilação a laser com um aparelho específico - principalmente para a pele negra;

Tratamentos para manchas escuras na perna

A Drª Flávia explica que o tratamento vai depender da causa das manchas, mas ressalta que a prevenção continua sendo o melhor tratamento! Sendo assim, se você não quer se preocupar com essas marcas na perna, a dica é investir em um bom hidratante corporal e aplicar o protetor solar sempre que expor a região.

Agora se as manchas são uma realidade, a profissional indica alguns cuidados: “O uso de medicamentos clareadores podem ser indicados de acordo com o tipo de manchas e a realização de procedimentos, como laser e luz intensa pulsada, podem melhorar a aparência das imperfeições”, concluiu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.