Manchas na pele podem aparecer por uma série de motivos, como em decorrência da acne ou alterações hormonais - que é o caso do melasma. Entretanto, a causa mais comum dessas marcas é produção de melanina despertada pela exposição ao sol, motivando, assim, as famosas manchas solares. Como podemos clarear esses sinais na pele? O DermaClub separou seis produtos e procedimentos capazes de amenizar a aparência dessas marquinhas. Veja só!

1) Esfoliante

Se você tem manchas solares na pele, precisa incluir um esfoliante facial na sua rotina de cuidados com a pele. A esfoliação facilita a renovação celular e a remoção das células mortas, que amenizam a tonalidade das marcas. O indicado é usar esse produto uma ou duas vezes na semana, respeitando o espaçamento de quatro dias para a pele descansar e não prejudicar a barreira de proteção.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Filtro solar

Sabia que protetores solares ajudam a prevenir o aparecimento de manchas? Quando o filtro é usado de maneira adequada, na frequência indicada, proporciona o clareamento da pele de forma natural, prevenindo o aparecimento de futuras marcas.

3) Creme clareador de pele

Cremes clareadores são soluções bem práticas que ajudam a homogeneizar a tonalidade ou até mesmo remover as manchas solares na pele. Esses produtos costumam contar com ativos clareadores, como o ácido salicílico, ácido tranexâmico e ácido glicólico. O recomendado é utilizar o produto à noite ou de manhã com o protetor solar de amplo espectro e alto FPS.

4) Protetor solar com cor e ativos clareadores

Você também pode clarear as manchas solares com o uso de um protetor solar com cor que possui ativos clareadores. Além do efeito preventivo contra o aparecimento de manchas causadas pelo sol proporcionada pela proteção UV, os pigmentos fazem uma barreira física que protege contra a luz visível enquanto os ativos clareadores aceleram a remoção das manchas. O Ideal Soleil Clarify FPS 60 de Vichy proporciona todos esses benefícios além de garantir uma alta cobertura e toque seco.

5) Máscaras faciais clareadoras

As máscaras faciais com efeito clareador também são ótimos tratamentos paliativos para as manchas solares. A Máscara Mineral Efeito Peeling de Vichy, por exemplo, ajuda a clarear manchas escuras e deixa o rosto iluminado em apenas alguns minutos.

6) Produtos com vitamina C

Muita gente conhece a vitamina C como um poderoso antioxidante. Mas além disso, o ativo também possui ação de clarear manchas na pele, inibindo a alta produção de melanina. O produto com esse ingrediente pode ser usado junto com o protetor solar - para potencializar a defesa contra a radiação - ou à noite, antes de dormir.

7) Peeling químico

O peeling vem do termo inglês “descascar”, que, como o nome mesmo diz, tem a função de trocar ou renovar a pele, melhorando sua textura, tratando de doenças e amenizando imperfeições, como as manchas de pele. Os peelings químicos, dependendo dos ativos usados, podem tratar desde a camada superficial até a mais profunda da pele, cuidando tanto das manchas solares, como as de melasma.

8) Microagulhamento

O microagulhamento pode ser utilizado em diversos tratamentos, como melhora das cicatrizes de acne, estrias, flacidez ou até mesmo manchas de pele. As microagulhas aplicadas na pele ajudam na formação de colágeno, melhorando as marcas.