As manchas na pele são um problema muito comum, porém, muitas vezes quem tem a pele negra desenvolve essas marcas com uma frequência ainda maior. Você sabe porquê? É possível evitar o surgimento dessas marcas? Qual é o tratamento mais adequado para clarear as manchas? Pensando em esclarecer essas dúvidas, o DermaClub conversou com a dermatologista e especialista no assunto Katleen Conceição, do Rio de Janeiro. Veja só!

A pele negra mancha com mais facilidade? Por que isso acontece?

A médica esclarece: “A pele negra mancha com mais facilidade, devido à maior quantidade de melanina presente na região cutânea”. Além disso, essa proteína que dá cor à pele é do tipo eumelanina, que produz pigmentos amarronzados. Sendo assim, qualquer processo inflamatório ou irritação que houver no local, como foliculite ou alguma alergia na pele, pode promover o seu escurecimento.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Que tipos de manchas podem surgir na pele negra?

- Manchas e cicatrizes de acne;
- Manchas escuras de melasma;
- Manchas após foliculite;
- Manchas de picada de mosquito.

Como evitar o surgimento de manchas na pele negra?

Para controlar a alta produção de melanina na pele negra e prevenir a formação de manchas, a Dra. Katleen indicou algumas medidas: “Utilize filtro solar com amplo espectro, antioxidantes, como a vitamina C e trate as manchas (hiperpigmentações) precocemente com o uso de produtos com substâncias à base de ácido glicólico e ácido kójico”, orientou.

Tratamentos para as manchas na pele negra

- Peeling Químico
- Microagulhamento
- Laser fracionado
- Laser picossegundos

Dermatologista:

Drª. Katleen Conceição // CRM: 639575

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologista do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Laser. Já esteve à frente dos Ambulatórios de Dermatologia da Pele Negra do Hospital Federal de Bonsucesso e é chefe do ambulatório de dermatologia para pele negra da Santa casa da misericórdia, ambos no Rio de Janeiro. Também é especialista em lasers, desenvolvendo trabalhos com Cutera, Starlux, Lightsheer, Laser CO2, Fraxel Repair, Dual, entre outros. Atende na Clínica Paula Bellotti, no Leblon, uma das mais conceituadas da América Latina.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.