As mãos envelhecidas são um problema muito comum: os primeiros sinais do envelhecimento da pele aparecem, muitas vezes, nas áreas mais delicadas. Manchas, rugas, flacidez... Tudo isso acontece devido à constante exposição solar ao longo da vida e à perda de sustentação da pele com o passar dos anos. O DermaClub conversou com a Dra. Juliana Jordão, dermatologista na cidade de Curitiba, no Paraná, que contou quais as melhores formas de prevenir e minimizar os efeitos do envelhecimento nas mãos. Acompanhe!

Descubra quais são as principais características de mãos envelhecidas

Segundo a médica, as principais características do envelhecimento nas mãos são facilmente percebidos. “É possível notar o aparecimento de manchas escuras, rugas finas, ceratoses seborreicas - que são tumores benignos - e elas acabam adquirindo um aspecto emagrecido, com veias aparentes”, explicou a médica, afirmando que essas alterações surgem devido à exposição solar excessiva durante a vida, flacidez causada pela desidratação e perda de sustentação característica de peles maduras.

Envelhecimento das mãos: o que fazer para prevenir o problema?

Para Dra. Juliana, o principal modo de proteger a área é fazer uso regular do filtro solar. “Para os esquecidos ou para aqueles que realizaram procedimentos estéticos nas mãos e desejam maior proteção, sugerimos o uso de luvas de tecido com proteção UV, especialmente ao dirigir quando as mãos estão muito expostas”, disse.

Também é possível prevenir o enrugamento das mãos usando dermocosméticos regularmente. “Cremes que contenham ácido retinoico, vitamina C ou E e ácido hialurônico em suas composições são boas opções para manter o viço da pele”, pontuou.

Dermatologista dá dicas de como minimizar o aspecto envelhecido das mãos

Além de produtos próprios para a região, a dermato sugere tratamentos específicos para cada aspecto. Confira as dicas da Dra. Juliana Jordão:

- Manchas solares: a luz intensa pulsada é a melhor opção de tratamento. As sessões auxiliam não só no clareamento, mas também na melhora da qualidade geral da pele;

- Rugas finas: os peelings químicos e os lasers fracionados renovam a camada superficial da pele e estimulam a produção de colágeno, melhorando o aspecto geral, a firmeza e a espessura;

- Flacidez: o preenchimento com ácido hialurônico refaz o volume natural das mãos reduzindo o aspecto emagrecido e a visibilidade das veias aparentes.

Saiba qual é a melhor maneira para cuidar das mãos e cutículas

As cutículas são barreiras naturais que impedem bactérias e fungos de penetrarem no organismo. O hábito de retirá-las é característico das brasileiras e pode afetar a saúde. “Mãos e unhas devem ser hidratadas constantemente com uso de cremes hidratantes, isso ajuda a manter uma boa aparência e diminui a necessidade de remover a proteção. Além disso, é importante também evitar traumas em excesso”, esclareceu.

Consulte seu dermatologista e inicie sua rotina de cuidados com a pele!

Dermatologista

Drª Juliana Jordão // CRM: 23783

Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná e especialista em dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e em Clinical Fellowship em Laserterapia na Bélgica. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Atualmente ministrando aulas de Laserterapia e Cosmiatria nos Congressos Brasileiro de Dermatologia, de Cirurgia Dermatológica, Simpósio Anual de Cosmiatria e Laser, entre outros. Além de aplicar treinamento em Fotodermatologia para outros médicos dermatologistas em diversas cidades do Brasil.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

** Esta matéria foi atualizada no dia 27/09/2018.

Quer saber mais sobre o evelhecimento das mãos? Confira o vídeo abaixo!