Você já deve saber que para conquistar um rosto bonito não basta fazer uma maquiagem incrível: é fundamental ter cuidados com a pele, para manter sua saúde. Por isso, a indústria de beleza investiu no desenvolvimento de produtos que misturam diversos benefícios, como cobrir manchas, deixar o rosto mais iluminado, controlar a oleosidade e proteger dos raios solares ao mesmo tempo.

Por que aliar maquiagem e cuidados com a pele?

De acordo com a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, Paraná, usar produtos que oferecem benefícios de maquiagem e skincare é uma excelente alternativa para otimizar o tempo na hora de se arrumar, mas sem negligenciar cuidados importantes. “Prevenção do aumento da oleosidade e do fotoenvelhecimento, além da hidratação são apenas algumas das vantagens”, disse.

Como cuidar da pele para manter o rosto bonito e saudável

Antes de começar a maquiagem, a médica alerta que ter uma rotina de cuidados com a pele pode deixar o look ainda mais duradouro. “Faça uma boa higienização, com sabonete apropriado. Antes de aplicar o filtro solar, use um sérum ou fluido antioxidante para proteger ainda melhor a pele do envelhecimento precoce devido aos danos dos raios solares. Já para reduzir a oleosidade a longo prazo, aposte em produtos com acabamento matte, que ofereçam efeito blur e minimizem imperfeições”, recomendou. “Ao fim do dia, não se esqueça de remover todo make com solução micelar.”

Quais produtos aliam cuidados com a pele e maquiagem?

Para a Dra. Juliana, um dos dermocosméticos mais interessantes para investir são os que possuem fator de proteção solar e cor de base. Isso porque, além de diminuírem os efeitos dos raios UVA e UVB, esses filtros ainda protegem contra a luz visível, provenientes de lâmpadas, computador e celular. “Na hora de escolher as maquiagens, é importante prestar atenção nas texturas. Por exemplo, se você tem a pele oleosa, prefira as bases compactas ou em pó; para a seca, as cremosas; e para as sensíveis, as minerais”, contou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.