Os dias de calor intenso podem ser um tormento para quem não dispensa a maquiagem, principalmente em casos de peles oleosas. Mas nem tudo está perdido! Além de apostar nos produtos adequados, o DermaClub separou 10 truques fáceis de incluir na rotina e que garantem maior durabilidade do make. Confira!

1) Comece sempre pelo primer

Depois realizar todos os passos da sua rotina de cuidados, aplique um primer facial antes de começar a maquiagem. Opte por versões que possuam ativos ou tecnologias que irão controlar a oleosidade da região. Basta espalhar no rosto com a ajuda de uma esponja, pincel ou com os dedos.

2) Use água termal para hidratar a pele e auxiliar na fixação

Além dos sprays fixadores, a água termal pode ser uma ótima alternativa para potencializar a fixação dos produtos na pele. O produto pode ser reaplicado durante o dia, promovendo a hidratação e sensação de frescor.

3) Evite aplicar sombras em pó nos olhos e sobrancelhas

Quando estão em contato com calor, as sombra em pó tendem a “derreter” em pouco tempo. Por isso, evite o produto. Para não deixar o efeito de lado, existem sombras em texturas como lápis, creme e gel que têm poder de fixação bem maior.

4) Prepare as pálpebras

Caso não seja possível abrir mão das sombras em pó ou a intenção do look seja um olhar “molhado”, aposte em um primer específico para a região. Outra alternativa é estender a aplicação da base pela pálpebra, isso criará uma cama de proteção entre a pele e o produto.

5) Aplique a base líquida em direções cruzadas

As bases podem conferir brilho indesejado no rosto. Por isso, além dar preferência às de efeito mate, com a ajuda de um pincel específico para base, aplique pequenas quantidades em sentidos cruzados - formando um X. A técnica vai fazer com que o produto seja aderido com mais eficácia.

6) Não arraste o pó facial pela pele

O pó facial pode proporcionar diferentes efeitos no rosto, desde a iluminação até o bronzeamento. Mas, para garantir que a pele estará perfeita e ainda com maior fixação, pressione o produto com uma esponja. Quando você arrasta o aplicador pode acabar removendo o que já estava no rosto.

7) Leve na bolsa lenços removedores de oleosidade

Os lenços removedores de oleosidade são práticos para acabar com o excesso de brilho sem interferir na maquiagem. Carregue uma embalagem do produto na bolsa ou deixe na mesa do trabalho e use sempre que achar necessário.

8) Dê preferência aos produtos à prova d’água

Delineador, rímel e lápis são lindos nos olhos, quando estão intactos. O excesso de calor e oleosidade podem “derreter” esses produtos, causando o famoso efeito panda. Para evitar que isso aconteça, aposte em cosméticos que sejam à prova d’água.

9) Não tenha medo do blush cremoso

O blush em textura creme acaba amenizando o aspecto visual das regiões oleosas e uniformiza a pele, ao contrário da versão em pó.

10) O pó translúcido também pode ser aplicado nos lábios

Além de diminuir o brilho e evitar que derretam os batons cremosos, o pó translúcido também garante mais tempo de fixação daqueles que já possuem efeito mate. O produto deve ser aplicado por cima da cor.

O calor não deve ser mais um vilão no seu dia a dia. Aproveite as dicas e arrase nos looks!