Basta a Gisele Bündchen pisar no tapete vermelho e todas as atenções se voltam para ela. A modelo é símbolo internacional de beleza, e mais do que isso: de naturalidade, dispensando grandes produções e que abre mão de maquiagens pesadas ou muito produzidas. Além dela, outras famosas, como Shailene Woodley e Jennifer Lawrence, são fãs do make-nada, que também faz sucesso nas passarelas nacionais e internacionais. Ficou animada para testar? O DermaClub te mostra as 6 etapas fundamentais da maquiagem natural. Olha só!

1) Prepare a pele

Para garantir a aplicação uniforme da maquiagem, é necessário que o rosto esteja limpo e hidratado. Lave bem a pele e, em seguida, aplique água termal - a queridinha dos maquiadores, já que prolonga a duração da make além de nutrir - e deixe secar para que a região absorva todos os benefícios do produto.

2) Corrija imperfeições

Manchinhas, olheiras, cravos e cicatrizes podem ser camuflados pela aplicação delicada de um bom corretivo. Mas tenha cuidado com o seu uso excessivo: ele pode só acentuar ainda mais essas áreas! Por isso, é interessante espalhar o produto com o dedo, por exemplo.

4) Use um blush

Responsável por aquele efeito de “saúde”, o blush acentua as maçãs do rosto e é uma das etapas mais importantes para um make natural. Prefira os tons pêssego ou rosa quente, que tendem a se adaptar bem na maioria das peles, e opte pelas versões em mousse - mais fácil de espalhar, mas deve ser evitado por quem tem pele oleosas - ou mineral - que conta com textura mais leve e fina.

4) Aplique sombras neutras

Usar cores próximas do seu tom de pele, como duas tonalidades mais escuras, garante a valorização dos contornos naturais dos olhos sem apelar para a “dramatização” do olhar. Também é interessante marcar o côncavo e aplicar um tom mais forte na linha rente aos cílios, sempre esfumando para evitar marcações.

5) Use um batom nude

Para uma aparência mais natural dos lábios, escolha tons coringas, como rosa claro e pêssego. Na aplicação, concentre o batom no centro dos lábios e espalhe-o levemente para fora, com um pincel de aplicação ou com o dedo.

6) Aplique a máscara para cílios

Fechando a maquiagem e valorizando o olhar, a máscara para cílios deve ser aplicada delicadamente, em uma ou duas finas camadas. Para cílios claros, use um rímel marrom e para cílios escuros, o preto é a melhor opção.

Fácil, leve e valorizando o que há de melhor no seu rosto, esse tipo de maquiagem pode - e deve - ser copiado no dia a dia, além de servir perfeitamente de base para maquiagens mais complexas. E tudo isso sem esforço, como quem acordou à lá Gisele da noite para o dia.