Como você usa a máscara capilar na sua rotina de cuidados com o cabelo? Muitas pessoas preferem tratar dos fios apenas com o uso diário do shampoo e condicionador, porém, quando as madeixas estão bastante ressecadas, opacas e com pontas duplas, o ideal é apostar em cuidados extras. Aí, o ideal é proporcionar um tratamento mais profundo aos cabelos com um creme hidratante. Mas será que podemos usar a máscara no lugar do condicionador? O DermaClub esclarece a dúvida e indica 4 truques que vão ajudar a melhorar o resultado do ritual. Veja só!

Entenda qual a função da máscara e do condicionador no cuidado dos cabelos

Os dois produtos são fundamentais na rotina de cuidados para manter o cabelo saudável, bonito e luminosos. Porém, é importante saber que cada um possui funções bem diferentes:

Condicionador: é um produto mais leve, de uso diário, que tem o papel de devolver a hidratação natural aos fios - deixando-os mais maleáveis - e selar as cutículas, formando uma camada protetora que mantém o cabelo brilhoso, saudável e seguro de traumas, como o uso de secadores e pranchas. O condicionador também tem ação anti-estática - que ajuda a reduzir o frizz.

Máscara: costuma ter mais ativos hidratantes que o condicionador e age por mais tempo no cabelo mesmo após a lavagem. A máscara também tem função de devolver para a fibra capilar a água perdida por conta dos danos diários - como procedimentos químicos, uso de secador e prancha, e clima.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Podemos substituir o condicionador pela máscara?

Você pode sim fazer essa substituição, mas ela deve ser feita apenas por um determinado período e em casos específicos. Por exemplo, se os seus cabelos estiverem bem danificados, com uma aparência opaca, aspecto ressecado e cheio de pontas duplas, a máscara pode entrar no lugar do condicionador diário.

Por outro lado, é importante ressaltar que, mesmo assim, esse tratamento profundo deve ser intercalado com o uso do condicionador. Isso porque a máscara não deve ser usada constantemente após o shampoo, principalmente em cabelos mais oleosos, correndo o risco de ficarem pesados e sem movimento.

Para qual tipo de cabelo esse tratamento é mais indicado?

A substituição do condicionador pela máscara é mais indicada para as donas das madeixas secas, em que a hidratação natural não chega até o comprimento dos fios, como crespas e cacheadas, por conta do seu formato espiral. Aquelas que fazem muitos procedimentos químicos no cabelo, como coloração, progressiva e relaxamento também devem aderir ao ritual.

4 truques que ajudam a melhorar o resultado da hidratação capilar

1) Lavar o cabelo com água fria: essa temperatura ajuda a fechar as cutículas do cabelo, proporcionando mais brilho à região, ao contrário do banho quente que abre as cutículas. Por isso, o ideal é começar a lavagem com água morna e finalizar com a fria.

2) Usar o shampoo apenas na raiz: desta forma você mantém o couro cabeludo limpo, evitando a caspa, e previne o ressecamento das pontas do cabelo.

3) Aplicar a máscara somente no comprimento dos fios: além de hidratar a parte mais ressecada do cabelo, você mantém o couro cabeludo prevenindo da dermatite seborreica.

4) Secar o cabelo com uma toalha de microfibra: diferentemente da toalha turca comum, a de microfibra ajuda a evitar o frizz, a porosidade e a quebra dos fios após a hidratação.