Perfeitas para complementar a rotina de cuidados e dar um up no visual, as máscaras faciais também garantem muitos benefícios para a pele oleosa. O dermocosmético é uma aposta das beauty addicts para um rosto mais macio, uniforme, iluminado e sem brilho excessivo. A dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo, contou como o produto age na pele com tendência à oleosidade. Confira!

Veja como as máscaras faciais ajudam no cuidado com a pele oleosa

Segundo a médica, as máscaras faciais, dependendo dos ingredientes presentes em sua composição, têm o poder de acalmar a pele, diminuir a vermelhidão do rosto, desobstruir os poros, prevenir os primeiros sinais de envelhecimento e absorver a oleosidade. Por isso, as mais indicadas para a pele oleosa são as que possuem antioxidantes, vitamina C e argila.

Entenda o que causa a oleosidade da pele

De acordo com a médica, uma das causas mais comuns da oleosidade na pele é a herança genética. Porém, os principais fatores são as alterações hormonais, o ciclo menstrual, questões climáticas - como muito calor ou umidade -, excesso de ingestão de açúcar e até mesmo estresse. “A pele oleosa costuma apresentar poros dilatados, que favorecem o aparecimento de cravos e espinhas, além do brilho excessivo”, explicou.

Saiba quais são os cuidados necessários com a pele oleosa

Quem tem pele oleosa sabe que é fundamental ter cuidados específicos. Para a Dra. Valéria, uma das atitudes mais importantes é lavar o rosto, no máximo, duas vezes ao dia, com um sabonete especial. Assim, evita-se o efeito rebote, que consiste no aumento da oleosidade pelo excesso de limpeza. Além disso, é importante incluir à rotina demaquilante ou solução micelar, tônico, hidratante e máscaras faciais.

“O protetor solar também é indispensável no cuidado de qualquer tipo de pele. No caso da oleosa, produto, além de proteger contra os raios UVA e UVB, também pode controlar a oleosidade, caso possua ativos absorventes”, disse.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.