Para quem busca uma pele saudável e jovem, a massagem facial pode ser uma grande aliada. Isso porque ela trabalha os músculos do rosto e ajuda a tonificá-lo, revitalizando e evitando o aparecimento de rugas. O gestual ainda melhora a ação de cremes faciais, promovendo uma cútis impecável. Conheça melhor o tratamento e aposte!

Entenda o que é a massagem facial e conheça seus benefícios

A massagem facial pode ser calmante, estimulante, desintoxicante e tonificante, e a escolha do melhor tipo depende dos objetivos do paciente e de uma avaliação do profissional especializado. A técnica é composta de manobras com as mãos e melhora a circulação sanguínea, alivia a tensão muscular e contribui para a diminuição da flacidez.

Saiba mais sobre o processo de preparação para a massagem facial

Antes do procedimento, é necessário fazer higienização e aplicação de um creme preparatório, de preferência composto por extrato de portulaca, a vitamina E e o chá verde. O ritual de beleza é finalizado com a aplicação de máscaras, geralmente compostas por ácido hialurônico, que incentiva o preenchimento e a hidratação ao mesmo tempo. Para a pele seca, é recomendado um hidratante, já para as que faltam viço, um produto revigorante é o ideal.

Massagem facial em casa: é possível?

Para quem deseja realizar a técnica em casa, a esteticista indica movimentos rápidos e repetitivos sempre para cima, nunca para baixo. Para realizá-los com eficácia, é preciso conhecer os músculos da face, mas procure sempre o auxílio de um especialista no assunto para um tratamento completo e eficaz.

Veja quais são as contraindicações do tratamento

Dependendo da condição do paciente, o procedimento não é indicado: se a pessoa estiver passando por algum processo inflamatório ou doença infecciosa; se a pele estiver com estado agudo de acne, já que os movimentos podem estimular as glândulas sebáceas e, assim, aumentar a oleosidade e/ou a inflamação. Para estes casos, a drenagem facial é o tratamento mais adequado, pois incentiva a eliminação de toxinas.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.