A festa mais esperada do ano chegou: o Carnaval! Nessa época, muita gente gosta de vestir a melhor fantasia, apostar na maquiagem de glitter e aproveitar os blocos de rua. Mas, para aproveitar toda essa folia com saúde e bem-estar, é importante cuidar da pele antes, durante e depois da diversão. Pensando nisso, o DermaClub falou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, que deu algumas dicas sobre como manter o seu corpo protegido nestes dias. Veja só!

Como lidar com o glitter no carnaval: conheça os cuidados e saiba como tirar a maquiagem depois da folia

De acordo com a médica, em primeiro lugar, precisamos ter o máximo de cuidado na hora de aplicar glitter no rosto: “As maiores cautelas incluem evitar o contato direto com os olhos - o que pode causar lacrimejamento e irritação nas pálpebras. Se você tem a pele sensível, fique atenta, pois pode acabar desenvolvendo uma reação alérgica a alguns pigmentos”, alertou.

Após um dia inteiro de carnaval, o maior desafio é remover todo o glitter que ficou na pele. Para isso, a Dra. Lilia tem uma ótima dica: “Usar solução micelar e após lavar o rosto com um sabonete específico para a pele dessa região”, indicou. É muito importante retirar completamente a maquiagem, pois seus resíduos podem funcionar como poluentes, que contribuem para o envelhecimento precoce, entupimento dos poros e, consequentemente, ao surgimento de lesões de acne.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Antes de sair para os blocos, aposte no filtro solar

A proteção solar é fundamental durante a folia, ainda mais considerando que os desfiles acontecem a céu aberto e a pele fica exposta ao sol por longos períodos. Sendo assim, a dermatologista indica: “O filtro deve ser repassado a cada duas horas ou com maior frequência em casos de sudorese intensa. O protetor deve ter FPS 30, no mínimo, e PPD (proteção contra raios UVA) a partir de 10”. Para o rosto, aposte em produtos com cor que aumentem a defesa contra a luz visível. Além disso, o uso de barreiras físicas, como chapéus e óculos escuros são ótimos aliados nos blocos.

Se joga na hidratação e mantenha a pele saudável durante o carnaval

A hidratação deve ser feita de duas maneiras: com a ingestão de água - no mínimo 2 litros por dia - e com o uso de dermocosméticos. “Aposte nas águas termais que refrescam, acalmam e hidratam a pele. As pacientes com tendência à oleosidade na pele podem investir em produtos em spray enriquecidos com zinco - ingrediente excelente para controlar a oleosidade”, sugeriu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.