A pele dos lábios é muito sensível e o inverno não é a única estação que favorece o seu ressecamento. No verão, a boca também sofre com a ação de agentes externos, como o sol e o vento intenso, que ocasionam desidratação e rachaduras com maior facilidade, causando dor e incômodo. O Dermaclub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, Bahia, para entender a melhor forma de manter os lábios hidratados. Confira!

Veja quais são os motivos que ocasionam o ressecamento labial

A médica afirma que os lábios são mais suscetíveis ao ressecamento por terem muito contato com o meio externo. Além disso, o movimento de abrir e fechar a boca faz com que o ar que entra e sai minimize a umidade da superfície labial. “Outros fatores que também estimulam o ressecamento são o frio, o vento, a saliva, o uso de ácidos na pele aplicados próximo à região, o uso de batons que provoquem irritação local e medicamentos, como a isotretinoína”, complementou a Dra. Tatiana.

Entenda porque os lábios ficam mais ressecados no verão

De acordo com a médica, o ressecamento da boca no verão ocorre por causa da maior exposição solar e devido à práticas de atividades ao ar livre, que trazem um maior contato com o vento, podendo desencadear o ressecamento. Além disso, o ar condicionado é muito mais utilizado nessa época do ano, colaborando, assim, para a desidratação da pele como um todo, inclusive os lábios.

Como evitar que os lábios ressequem na estação mais quente do ano

“No dia a dia, o indicado é utilizar hidratantes específicos e, ao se expor ao sol, não esquecer da aplicação de filtros solares labiais. No entanto, nada adianta se o paciente ficar passando a língua para tentar umedecer, já que a saliva possui pH ácido, que ajuda na desidratação da área. Por isso, o recomendado é ingerir muita água também”, explicou a dermatologista.

Saiba quais são os melhores ativos no combate ao ressecamento dos lábios

Segundo a dermatologista, os ativos indicados para combater a rachadura labial são a vitamina E, óleos minerais com ação emoliente, ceras naturais, manteiga de karité, pantenol, lecitina de soja e fatores de crescimento epidérmico. Estas substâncias são facilmente encontradas em dermocosméticos para os lábios. No entanto, converse com seu dermatologista para que ele indique o melhor produto para você!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.