O ácido hialurônico é uma substância natural do organismo humano, conhecida por manter a hidratação da pele. Além disso, sabia que ele também apresenta outros benefícios poderosos, incluindo o combate ao envelhecimento cutâneo? Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Ravelli, que contou sobre a importância do ativo para a beleza e saúde da pele. Confira!

Entenda por que o ácido hialurônico é importante para a pele

De acordo com a médica, o ácido hialurônico é um glicosaminoglicano que está presente naturalmente em nossa pele e possui a capacidade de dar sustentação à ela. O ativo também aparece em grande quantidade na matriz extracelular - substância viscosa que permeia as células da derme -, auxiliando na manutenção, sustentação e vitalidade de suas camadas. “Com os anos, ocorre uma expressiva redução na capacidade do organismo de produzir o ácido hialurônico, que pode ser percebida na forma de ressecamento, perda de sustentação, firmeza e no surgimento de rugas”, explicou.

Veja quais são os benefícios desse ativo para a pele, além da hidratação

Você sabia que, para manter a hidratação, o ativo retém água nas camadas mais profundas da pele? Por isso, a Dra. Flávia afirma que o ácido hialurônico deixa a pele mais maleável e flexível, além de preencher os espaços entre as células, contribuindo na redução das rugas e nas linhas de expressão. A substância também melhora a textura, deixando o rosto mais liso e uniforme.

Saiba a importância de aumentar os níveis de ácido hialurônico na pele para o combate ao envelhecimento

Devido a sua importância na fisiologia da pele, é muito importante aumentar os níveis totais de ácido hialurônico desde a epiderme até a derme, tratando sinais como rugas, perda de densidade e perda de firmeza.

Para incluir esse tipo de tratamento na sua rotina de cuidados, o indicado é utilizar produtos específicos que possuam a substância em sua fórmula. Procure o seu dermatologista para saber o produto mais adequado de acordo com o seu tipo de pele.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.