Os homens estão cada vez mais preocupados com a saúde e o visual dos cabelos. Mas muitos ainda têm dúvidas em como deve ser feita a hidratação dos fios, principalmente os que apostam nos cortes mais curtos. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, Bahia, que explicou como devem ser os cuidados masculinos com o cabelo. Confira!

Descubra por que é importante usar produtos específicos

Os cabelos dos homens são diferentes das mulheres e, por isso, devem ser cuidados de maneira especial. “Os fios são mais espessos, mais fortes e o couro cabeludo é, geralmente, mais oleoso. Sendo assim, na maioria dos casos, a prioridade é controlar o excesso de oleosidade e prevenir a região de doenças como a dermatite seborreica”, explicou.

O cabelo do homem precisa de hidratação?

Segundo a médica, quando as madeixas estão danificadas é um sinal de que precisam de nutrição. “Normalmente durante o verão, quando há maior exposição solar e contato com água do mar ou piscina, é preciso dar atenção especial à região. Aqueles que usam tinturas, fazem descoloração ou algum tipo de alisamento devem hidratar com frequência também”, esclareceu, indicando que devem ser seguidas as instruções do fabricante, presentes na embalagem.

Entenda como devem ser os cuidados com os cabelos curtos

A maioria dos homens ainda prefere usar os fios mais curtos e, de acordo com a dermatologista, só se deve usar condicionador caso as madeixas sejam muito secas. “O produto pode ser aplicado de duas a três vezes por semana, em pequena quantidade e somente nas pontinhas. Isso vai garantir mais brilho e maciez”, disse.

Saiba quais hábitos devem estar na rotina masculina

A Dra. Tatiana Matos deu algumas dicas de como os homens podem manter os fios bonitos e saudáveis:

- Por ser mais oleoso, o cabelo masculino deve ser lavado diariamente com água morna ou fria, já que a temperatura elevada estimula a produção de sebo;
- Evite dormir com a cabeça úmida ou molhada;
- Não use sabonetes para lavar o couro cabeludo;
- Se tiver costume de usar finalizadores, como gel ou mousse, higienize com um shampoo antirresíduos uma vez por semana, para eliminar a sobrecarga de cosméticos;
- Caso haja tendência à calvície, procure o acompanhamento dermatológico e evite usar produtos por conta própria.

Marque uma consulta com um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia para tirar todas as suas dúvidas sobre os cuidados com os fios!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.