A acne corporal, caracterizada pelo aparecimento de espinhas e cravos em regiões além do rosto, é muito comum nas costas e no pescoço - zonas com bastante concentração de glândulas sebáceas. Muitas pessoas acreditam que o uso de produtos hidratantes no cabelo, como máscaras e condicionadores, pode contribuir para o aumento da oleosidade nessas regiões da pele, provocando o surgimento de novas espinhas. Será que isso é verdade? Para esclarecer, o DermaClub conversou com o dermatologista Rubens Pontello, de Londrina. Confira!

Espinhas no corpo: quais as principais causas do seu surgimento?

De um modo geral, as espinhas surgem por conta do excesso de oleosidade, células mortas e sujeira na pele, tanto no rosto quanto no restante do corpo. De acordo com o Dr. Rubens, “a acne é uma doença comum, que acomete mais de 50% dos adolescentes e até 30% dos adultos. Existem diferentes causas para o surgimento ou piora do quadro de acne, porém todos compartilham uma alteração comum: a obstrução do duto de saída na pele da glândula que produz nossa oleosidade”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O acúmulo de condicionador ou máscara de hidratação na pele pode causar espinhas nas costas e no pescoço?

Vários fatores podem promover o aumento de oleosidade e o consequente aparecimento de espinhas, como não limpar a pele adequadamente, usar roupas apertadas de tecidos sintéticos, aplicar produtos gordurosos destinados à pele seca… Entre eles, segundo o Dr. Rubens, existe a acne cosmética, ou seja, as espinhas que surgem devido ao uso excessivo ou inadequado de cosméticos. “Os cosméticos, quando em excesso ou inadequados para a pele oleosa, contribuem para obstruir a secreção natural de oleosidade, favorecendo o surgimento ou piora da acne. Isso ocorre com maquiagens no rosto, mas também em outras áreas, como as costas, devido aos cremes, condicionadores ou máscaras usados nos cabelos. Frequentemente, notamos a piora do quadro de espinhas nas costas devido à transferência do produto de tratamento dos fios para a região”, explicou o dermatologista.

Como podemos tratar e prevenir o aparecimento da acne cosmética nas costas?

Mas não é preciso parar de cuidar da hidratação dos fios para evitar a acne corporal! O segredo é ter mais atenção na hora de aplicar o produto. Se hoje você ensaboa o corpo antes de aplicar o condicionador ou a máscara, vale a pena lavar as regiões acometidas de novo depois de enxaguar os fios, para que não fique nenhum resíduo. “É essencial evitar o contato dos fios, quando em tratamento com máscaras capilares ou condicionadores, na região das costas”, contou o Dr. Rubens. Quanto ao tratamento, o dermatologista afirma que ele se assemelha em muito com o tradicional para o rosto: “sabonetes específicos, cremes com ácidos e medicamentos e também procedimentos para acelerar a recuperação, como peelings e lasers. Essencial evitar a automedicação e, principalmente, não manipular as lesões”.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.