A melanina é uma proteína presente na pele e nos cabelos. Sua maior função é dar cor a essas respectivas áreas, além de garantir uma proteção natural para elas. Por outro lado, o excesso dessa substância ajuda na formação de manchas na pele, como é o caso do melasma e das melanoses - aquelas manchinhas amarronzadas que aparecem nas mãos. Contudo, será que o protetor solar é capaz de inibir a formação de melanina na região e evita esses problemas? O DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo.

É verdade que o protetor solar inibe a formação de melanina na pele?

De acordo com a médica, o filtro solar além de proteger a pele contra a radiação UVA e UVB, reduzindo o risco do melanoma e diminuir os sinais do envelhecimento, ele pode, sim, retardar a formação de melanina, prevenindo também a formação de manchas na pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

6 maneiras de prevenir a formação de melanina e manchas na pele

1) O protetor solar deve ser um hábito diário na rotina de cuidados com a pele;

2) Deve ser usado todos os dias, mesmo no inverno, em tempos nublados, chuvosos ou quando ficamos em ambientes fechados;

3) O protetor deve ter amplo espectro contra os raios UVA e UVB e FPS 30, no mínimo;

4) Usar filtro com cor traz proteção adicional contra a luz visível, que também causa manchas na pele;

5) O filtro deve ser reaplicado a cada 2h;

6) Não se esqueça de abusar de óculos escuros, guarda-sol e chapéus de aba larga para curtir o calor bem protegido.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.