De tempos em tempos surgem novos ingredientes queridinhos do universo de bem-estar e saúde, e o da vez é kombucha. Esse chá milenar é um dos muitos segredinhos chineses para alcançar a vida longa, prometendo uma série de benefícios para a saúde do corpo e da pele por ser rico em ativos probióticos. Ficou curiosa? Saiba mais sobre essa poderosa bebida!

Entenda o que é o kombucha e quais são os seus benefícios

Conhecido na China como um elixir da vida, o kombucha é uma bebida natural feita a partir da fermentação do chá preto por microrganismos. Esse remédio caseiro é riquíssimo em enzimas, vitaminas e ácidos que auxiliam no funcionamento do organismo, além de servir como tratamento para diversas doenças. Entre os seus principais benefícios estão um boost na energia, melhora da qualidade do sono, da memória, das articulações e ainda ajuda na digestão e na perda de peso.

Conheça os efeitos do kombucha na pele

Fonte de antioxidantes que ajudam a combater os efeitos do envelhecimento precoce, o kombucha é um grande aliado da pele saudável. Além disso, graças à presença dos probióticos e enzimas também auxilia no combate de inflamações e favorece a preservação do colágeno. Ou seja, ajuda a dar a pele uma aparência mais bonita, iluminada e jovem.

Como preparar e inserir a bebida na sua rotina

Com sabor adocicado, que lembra um pouco o vinagre e levemente efervescente, o kombucha é muito versátil e pode ser consumido de diversas formas. Pode ser servido gelado ou quente, misturado com suco de frutas ou até mesmo em smoothies. Tradicionalmente, ele é ingerido ao acordar e/ou antes de dormir para limpar o organismo. Um de suas poucas restrições, contudo, é não ser indicado para o consumo de mulheres grávidas ou que estão amamentando, porque pode atuar como laxante para o sistema digestivo do bebê.

Agora que você conhece seus multibenefícios, corra para aproveitá-los! Experimente!