A proteção solar é essencial durante todo ano, independentemente da estação, sendo importante, até mesmo, no inverno ou em dias chuvosos. Porém, na hora de escolher o filtro adequado, a maioria das pessoas se preocupa apenas com o FPS e não sabe que também existe o PPD, que o parâmetro que avalia a proteção do produto contra a radiação UVA, principal causadora do fotoenvelhecimento da pele.

Entenda o que é o PPD na proteção solar e qual é a sua função

De acordo com a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo, o PPD é uma abreviação do inglês de “Persistent Pigment Darkening”, que em livre tradução seria “Escurecimento Persistente do Pigmento”. Trata-se de ser uma forma de medir a proteção aos raios ultravioleta do tipo A (UVA), responsáveis pelo escurecimento da pele após a exposição solar. “A função do teste de PPD é quantificar a proteção oferecida por um protetor contra a radiação solar UVA, principal causadora do fotoenvelhecimento cutâneo, já que ela penetra profundamente na pele, causando danos às fibras de colágeno”, explicou.

Descubra as diferenças entre o PPD e FPS na proteção solar

Segundo a médica, enquanto o FPS quantifica o fator de proteção contra os raios ultravioleta B (UVB), que diminui as chances de queimaduras solares e do câncer de pele, o PPD determina a proteção contra a radiação UVA, responsável por acelerar o surgimento de rugas, flacidez e manchas na pele. Por isso, antes de comprar um filtro solar, fique atenta se o produto possui PPD e qual o seu valor indicado na embalagem. “Os filtros solares devem possuir um valor de PPD adequado, que deve ser equivalente a um terço do valor do FPS, ou seja, um produto com FPS 30 deve ter um PPD de no mínimo 10”, recomendou.

Ficou com dúvidas? Não esqueça de consultar o seu dermatologista, a fim de encontrar um filtro solar adequado às necessidades da sua pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.