Os minerais são substâncias que estão presentes em nosso corpo, em alimentos e também em muitos produtos de beleza. Além de serem fundamentais para a saúde do organismo, esses ativos podem oferecer muitas vantagens para a pele, como minimizar a oleosidade, terem alta afinidade cutânea, serem estáveis e mais tolerantes para quem tem tendência à sensibilidade. Ficou curiosa? O DermaClub te explica mais sobre produtos minerais!

O que são produtos minerais?

Eles estão cada vez mais famosos nas prateleiras das farmácias e no nécessaire das beauty addicts. Os produtos minerais são aqueles que possuem substâncias extraídas do solo ou formações rochosas, como, por exemplo, o zinco, que é muito presente em protetores solares e maquiagens, devido à sua ação protetora e de controle da oleosidade.

Graças a esses benefícios, o ativo pode ser encontrado em filtros solares na forma de óxido de zinco, e, em parceria com outra substância mineral - o dióxido de titânio - forma uma camada fotoprotetora sobre a pele. A combinação desses elementos minerais em filtros solares vem se tornando uma excelente opção para proteção contra os raios UV por serem considerados pelos dermatologistas opções mais estáveis e toleráveis.

Por que produtos minerais são indicados para peles sensíveis?

Pele sensível é sinônimo de cuidado redobrado. Por ser mais frágil, esse tipo de pele precisa de um ritual composto por produtos específicos, que, principalmente, ofereçam maior tolerabilidade. Assim, os itens com fórmula mineral podem ser a escolha certa para quem tem tendência à sensibilidade.

Quais são os tipos de produtos que possuem fórmula mineral?

Existem diversos tipos de maquiagem mineral, tanto produtos para a correção da pele - base e corretivo -, como itens que dão cor ao rosto - batons e sombras. Esses cosméticos são famosos por deixarem uma textura mais leve e agradável, conferindo um acabamento mais natural.

Nos diversos tipos de protetores, componentes minerais como óxido de zinco e dióxido de titânio podem ser facilmente encontrados. Porém, as maiores concentrações desses componentes, normalmente, são encontradas em produtos de proteção exclusivamente mineral. Entre os principais benefícios dos fotoprotetores minerais, estão: evitar os danos das radiações UVA e UVB e proteger contra a luz visível emitida por aparelhos de TV e celulares, por exemplo.

Por existir muitas opções de produtos, a ida ao dermatologista é fundamental para escolher quais itens devem fazer parte da sua rotina de cuidados.