Sempre que falamos sobre retinol, logo associamos a substância ao tratamento contra os sinais do envelhecimento - já que ela é um derivado da vitamina A, conhecida por ser efetiva no tratamento de rugas. Entretanto, existem outras propriedades importantes desse ativo que devem ser lembradas, como a eficiência nos cuidados da acne. Ficou interessada? O DermaClub, convidou a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, para apresentar 4 curiosidades do retinol.

Conheça o retinol, um grande aliado para uma pele saudável

O retinol é um micronutriente encontrado em muitos dermocosméticos. Derivado da vitamina A, ele está entre os ativos mais usados na dermatologia e que possuem inúmeros benefícios para a saúde de pele, como a renovação celular, esfoliação e o aumento dos níveis de colágeno. “A substância também é indicada na prevenção e no tratamento do envelhecimento, no controle da oleosidade e no clareamento de manchas”, esclareceu a médica. Conheça alguns benefícios e curiosidades desse ativo:

1) O retinol, geralmente, é indicado para o uso noturno

Todo produto que possui derivados da vitamina A em sua fórmula deve ser aplicado, de preferência, à noite, como explica a dermatologista. “Existem várias substâncias que são fotossensíveis, ou seja, não se mantêm estáveis com a exposição solar, perdendo o seu efeito e causando irritação à pele, como é o caso do retinol”, comentou. Hoje, já é possível encontrar no mercado dermocosméticos que aliem retinol e FPS no mesmo produto, sendo este liberado para uso diurno.

2) Para usar o retinol, você precisa manter a pele sempre hidratada

Outro ponto importante que não devemos esquecer ao usar o retinol é a hidratação. Como é um ativo que pode deixar a pele mais seca, mantê-la hidratada é uma medida indispensável. Portanto, não esqueça de utilizar produtos que vão nutrir e suavizar a pele, como a água termal e cremes à base de manteiga de karité, glicerina e ácido hialurônico, por exemplo. Beber, pelo menos, dois litros de água ao longo do dia também é essencial.

3) O retinol reduz os sinais do envelhecimento biológico e o fotoenvelhecimento

Não é novidade que o retinol é indicado para prevenir os sinais do envelhecimento biológico e do fotoenvelhecimento. Ele age de forma intensa sobre as rugas mais profundas, melhorando a textura e uniformizando o tom da pele. O ativo também aumenta a produção de fibras de colágeno e, assim, melhora a elasticidade do rosto.

4) A substância possui diversos benefícios para a pele acneica

De acordo com a Dra. Lilia, o ativo também traz diversos benefícios para a pele acneica. “O retinol ajuda a reduzir os cravos, lesões inflamatórias e é um suavizador das cicatrizes causadas pela acne”. A substância também ajuda a minimizar o tamanho dos poros e a controlar a oleosidade do rosto.

Gostou de conhecer o retinol? Antes de adquirir qualquer produto com esse ativo, não deixe de consultar o seu dermatologista.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.