Quem tem a pele oleosa está sempre em busca de um rosto sem excesso de brilho. Mas, você sabia que o truque para controlar a oleosidade está na preparação e proteção da pele? Para entender melhor e pegar alguns truques para manter o visual mais sequinho, o DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. Confira!

Hidratação é essencial para o cuidado da pele oleosa, sim! Entenda

De acordo com a médica, a hidratação tem um papel importante para a pele oleosa. Ao contrário do que muitos pensam, a hidratação melhora a textura e aumenta a tolerância a outros tratamentos, como os à base de ácidos. “Além disso, é possível encontrar hidratantes que ajudam a controlar a oleosidade, com efeito matte e que disfarçam a aparência dos poros, sendo ótimos primers para o make”, afirmou.

Limpeza + esfoliação: excelentes aliados para o controle da oleosidade da pele

O cuidado com a limpeza da pele está entre os principais gestos para controlar a oleosidade do rosto. “Esse processo é ideal para um tratamento eficaz. Recomendo que se use produtos potentes e não irritantes para equilibrar o brilho”, sugere a Dra. Lilia. A médica também explica que a esfoliação deve fazer parte do ritual de beleza. “Eliminar as células mortas também colabora para diminuição dos cravos e para suavizar a aparência do rosto. Quem tem tendência à acne deve fazer esfoliação uma vez por semana ou quinzenalmente”, aconselhou.

Proteção solar é fundamental para manter a pele sem brilho e maquiada por mais tempo

Você já deve ter ouvido falar que o protetor solar é o produto que você não pode abrir mão. E é verdade! Além de proteger contra os raios UVA e UVB, o produto ainda pode conter ativos que auxiliam no controle da produção de sebo, matificando e minimizando poros. Segundo a dermatologista, o filtro também é importante para prevenir o envelhecimento precoce.

Mas é possível se proteger e manter a pele maquiada ao mesmo tempo? A Dra. Lilia afirma que sim! “Um outro truque é optar por versões com cor, que substituem a base”, indicou a médica.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia