Muitas pessoas acreditam que as olheiras são causadas apenas - ou principalmente - pela falta de sono. Mas, a verdade é que muitos outros fatores influenciam no surgimento das marcas escuras ao redor dos olhos: além da genética, que pode intensificar o problema, confira outras causas para o aparecimento das olheiras e saiba como evitá-las!

1) Procure dormir bem

Quando dormimos, a pele também descansa. Por isso, é necessário ter 8 horas de sono diariamente para garantir a saúde da pele. Além disso, a falta de sono faz com aumente os níveis do hormônio cortisol no sangue, aumentando o volume dos vasos sanguíneos - que aparecem por baixo da pele fina dos olhos, deixando-a arroxeada.

2) Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

A alimentação também pode influenciar no aparecimento das olheiras. O açúcar pode contribuir com o desenvolvimento de processos inflamatórios nas células da pele, por isso, é bom evitar o excesso de doces. É bom consumir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e folhas verdes, que ajudam a reduzir inflamações. A vitamina C também é importante, já que ajuda a fortalecer as paredes dos vasos.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

3) Evite o consumo de álcool e cigarro

O álcool e o cigarro também impactam a circulação sanguínea no local dilatando os vasos e tornando-os mais visíveis. Isso pode tornar a região escurecida. Por isso, se você tem tendência ao surgimento de olheiras, é melhor evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool.

4) Mantenha a pele ao redor dos olhos hidratada

As olheiras podem ser intensificadas pelo ressecamento da pele. Então é importante cuidar da hidratação do rosto, especialmente ao redor dos olhos. Essa região é mais sensível e propensa à desidratação, por isso, é necessário utilizar produtos específicos. Invista em hidratantes leves e com ingredientes com propriedades calmantes, como o aloe vera. É importante, também, beber ao menos dois litros de água diariamente, já que isso contribui para a hidratação do corpo.

5) Sempre use protetor solar

Os raios ultravioletas podem causar aumento da pigmentação das olheiras e, progressivamente, o afinamento da pele. Para evitar esse efeito, é indicado utilizar protetor solar no rosto diariamente, principalmente em momentos de maior exposição ao sol. O uso de óculos escuros também ajuda a proteger a região contra os efeitos da radiação UV.