O cabelo é danificado diariamente, seja por conta da poluição, água do mar ou piscina, tratamentos químicos e, principalmente, pela exposição solar. O assunto vem sendo cada vez mais discutido, já que a intensidade dos raios que chegam à Terra está maior a cada ano. Por isso, o DermaClub conversou com a dermatologista Aline Vieira, do Rio de Janeiro, que contou o que acontece com as madeixas, como podemos protegê-las e a importância da hidratação.

Descubra quais são os danos causados pelos raios solares aos fios

Segundo a médica, o sol causa diversos danos à fibra capilar e proteger as madeixas é indispensável. “O contato com os raios UVB é o principal responsável pela degradação da queratina - proteína que compõe a estrutura dos fios. Os danos a essa substância deixam o cabelo mais frágil, quebradiço e ressecado”, explicou. Enquanto isso, a exposição à radiação UVA provoca a oxidação dos pigmentos, naturais ou sintéticos, causando desbotamento da cor.

Saiba qual é a melhor maneira de proteger as madeixas do sol

De acordo com a Dra. Aline, existem produtos direcionados para a proteção dos cabelos. “Existe um tipo de substância específica para a defesa dos fios, que possui carga negativa, enquanto que as madeixas possuem carga positiva. A atração entre elas aumenta o tempo de ação do produto”, contou, lembrando que após a entrada no mar ou piscina é necessária à reaplicação.

Além disso, shampoos, condicionadores, cremes sem enxágue e finalizadores podem conter proteção contra os raios solares. “As formulações dos leave-ins são mais adequadas, pois não são enxaguadas e formam um filme de proteção sobre a fibra capilar”, pontuou.

Entenda a importância da hidratação na recuperação dos fios danificados

Para a dermatologista, a hidratação é um processo importante na recuperação dos cabelos danificados pela ação da radiação. “Ela fecha a cutícula que foi aberta e isso faz com que as madeixas fiquem mais brilhosas, com movimento e fáceis de pentear”, disse.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.