Temido por alguns e considerado uma virtude para outros, o envelhecimento é, de fato, algo inevitável. Porém, muitas vezes, acaba surgindo de maneira precoce, dando seus primeiros sinais ainda na juventude. Afinal, por que esse processo se torna tão acelerado em alguns casos? Para esclarecer a questão, o DermaClub entrevistou a dermatologista Paola Costa, de São Paulo, que indicou algumas formas de prevenir o envelhecimento, como o uso de antioxidantes e do filtro solar. Confira!

Por que os sinais do envelhecimento podem surgir ainda na juventude?

De acordo com a dermatologista, desde o dia que nascemos nossas células estão em constante envelhecimento. No entanto, isso só se torna visível por volta dos 25 anos, quando os primeiros sinais começam a ficar aparentes na superfície da pele. “A todo o momento, estamos degradando o nosso colágeno e agredindo a região cutânea com a exposição solar e a poluição”, explicou.

Conheça os primeiros sinais do envelhecimento que surgem no rosto

“As primeiras linhas que aparecem são as rugas finas de expressão bem perto dos olhos, depois surgem as marcas relacionadas à perda de volume e densidade da pele - como o famoso ‘bigode chinês’ -, a perda de contorno da face, além das manchas, que também são relacionadas ao envelhecimento”, esclareceu a médica.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Combata as primeiras rugas com o uso de dermocosméticos

É importante ressaltar que os cuidados com a pele precisam começar desde cedo, com o uso tópico de dermocosméticos. Por isso, invista em produtos que combatam os sinais do fotoenvelhecimento, melhorem a textura e uniformizem o tom, além de garantir ação intensiva sobre as rugas mais profundas. Aposte em ativos como o retinol puro (vitamina A), complexo retinóide e LHA - substância que ajuda a clarear a pele e a eliminar as células mortas que ficam na sua superfície. Para isso, não deixe de conversar com o seu dermatologista para encontrar o tratamento ideal para as suas necessidades.

5 atitudes que devemos adotar para prevenir o envelhecimento precoce

Segundo a Dra. Paola, “antes de prevenir, precisamos entender que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco - relacionado à genética de cada pessoa - e o extrínseco - ocasionado pelo excesso de sol, poluição, tabagismo e alimentação”, afirmou. A partir desse contexto, a dermatologista contou que podemos agir das seguintes formas:

1) Proteger a pele contra o sol diariamente: aplicar e reaplicar o filtro solar com FPS 30, no mínimo, ao longo do dia e usando barreiras físicas, como óculos, chapéus e roupas;

2) Manter a região hidratada: ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente e usar produtos com ativos hidratantes, como a manteiga de karité e a água termal;

3) Adotar uma dieta balanceada: evitar o excesso de gordura e incluir alimentos ricos em ativos antioxidantes em seu cardápio diário;

4) Utilizar antioxidantes: eles vão fornecer substrato para proteger as células do envelhecimento e manter o estímulo ao colágeno;

5) Fazer procedimentos estéticos: preenchimento e lasers, que tratam as linhas de expressão, repõem as perdas volumétricas de sustentação da face, clareiam manchas, além de melhorar muito a qualidade da pele.

A maneira como você vai envelhecer é uma escolha. Mude seus hábitos, visite seu dermatologista e tenha uma pele bonita e bem cuidada em todas as idades!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.