A pele seca é uma condição que afeta várias partes do corpo e do rosto, além de possuir uma forte relação com uma série de fatores (intrínsecos e extrínsecos). Entre eles, podemos citar o histórico familiar, a alteração de barreira cutânea devido a doenças como a dermatite atópica e psoríase, alterações hormonais, mudança de temperatura, entre outras.

Por ser reativa, esse tipo de pele requer cuidados para prevenir o surgimento de certos sintomas bastante incômodos, como o ressecamento, manchas vermelhas, coceira e a formação de feridas. Se você deseja manter a pele seca sempre hidratada, bonita e saudável, o DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, que indicou uma rotina de cuidados para tratar das suas características. Confira!

Quem tem a pele seca pode fazer o uso de dermocosméticos com ácidos?

É bom evitar. De acordo com a médica, os ácidos podem causar a hipersensibilidade, piora do ressecamento e a formação de manchas vermelhas, sendo recomendados apenas em conjunto com outras substâncias. Por isso, quem tem a pele seca precisa fazer uso de produtos com ativos mais leves e hidratantes. “Existem vários dermocosméticos que têm a função de restaurar a barreira protetora da pele, realizando também a alteração e reparo de microbioma e fornecer hidratação para as camadas mais profundas do rosto. Um deles são cremes à base de ácido hialurônico, vitamina E e manteiga de karité”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Quantas vezes ao dia podemos hidratar o rosto?

Isso vai depender muito da característica da pele, de quão ressecada ela está e dos produtos que você vai utilizar. Segundo a Dra. Carolina, “hoje em dia existem produtos que possuem uma capacidade de manter a hidratação por um tempo prolongado”. Sendo assim, antes de comprar qualquer produto hidratante, consulte seu dermatologista para escolher o melhor dermocosmético para você.

Quem tem a pele seca pode tomar banho quente?

Banho quente é proibido para quem tem pele seca. “A água nessa temperatura altera a função do manto hidrolipídico - que é a hidratação natural da pele - e quem tem essa condição de ressecamento, possui uma deficiência ainda maior deste manto, o que faz a água quente remover completamente essa proteção”. Por isso, quem tem a pele mais seca, deve tomar banho morno ou frio.

Quem tem a pele seca pode usar qualquer tipo de sabonete?

O ideal é utilizar sabonetes que ajudam a restaurar o manto hidrolipídico, como aqueles neutros, sem odor ou parabenos e que possuem ativos, como vitamina B5, glicerina e demais substâncias mais leves. “É importante evitar qualquer produto com sulfato, pois ele age como um tipo de detergente, que remove toda essa proteção natural da pele”, esclareceu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.