Na correria do dia a dia, nem sempre temos tanto tempo quanto gostaríamos para nos dedicar aos cuidados com a pele. No entanto, alguns hábitos diários, práticos e fáceis de aplicar na rotina podem contribuir para um rosto e corpo superiluminados, viçosos e hidratados, além de colaborar para a saúde de todo o organismo. Veja abaixo quais são os seis passos que não podem faltar!

1) Beba mais água

Fundamental para a hidratação da pele, a água deve ser ingerida ao longo do dia, em doses até que se complete de dois a três litros. Por isso, não deixe de levar uma garrafinha para todos os lugares! O líquido ajuda o corpo a eliminar toxinas mais facilmente e inibe a desidratação interna, responsável pelo aparecimento de rugas, por exemplo.

2) Evite banhos quentes

Apesar do vapor de água contribuir para a umidade, banhos com temperatura elevada eliminam os óleos naturais da pele, deixando-a mais ressecada. Em vez disso, prefira água morna ou fria e aposte em loções hidratantes, logo em seguida.

3) Use um creme facial todas as noites

Como a pele se renova durante a noite, é interessante aplicar um hidratante potente após a limpeza. Ativos como o ácido hialurônico, por exemplo, presente em vários dermocosméticos, possuem alta capacidade de retenção de água e, consequentemente, impulsiona a nutrição do rosto.

4) Nunca se esqueça do protetor solar

Proteger-se da radiação solar é fundamental em todas as estações do ano. Mesmo em ambientes fechados, como escritórios ou salas de aula, é importante manter-se protegido das luzes artificiais com um filtro com cor, preferencialmente. A proteção, além de combater o envelhecimento precoce, impede o ressecamento característico da pele queimada.

5) Esfolie regularmente, mas não diariamente

Remover as células mortas da pele uma vez por semana contribui para uma hidratação mais intensa e profunda. No entanto, não abuse desse artifício: este gesto, quando feito com maior frequência, pode deixar a área sensível e irritada.

6) Consuma alimentos ricos em ômega-3

Alimentos como salmão, atum e nozes, além de deliciosos e saudáveis, são preciosas fontes de ômega 3 e gorduras boas, substâncias que fortalecem as membranas celulares e que aumentam a absorção de água, deixando a pele mais macia e hidratada tanto por fora, quanto por dentro.