Toda beauty addict sabe o quanto é fundamental o cuidado com a pele antes e depois de se expor aos raios solares. Mas você sabia que quanto maior a hidratação pós-sol, mais duradouro e uniforme será o seu bronzeado? Por isso, o DermaClub conversou com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, que revelou outros motivos pelos quais a nutrição do corpo e do rosto é fundamental! Olha só!

A atuação do sol na pele e os prejuízos que ele pode trazer para a sua saúde

De acordo com a dermatologista, o sol atua na pele por meio das radiações ultravioleta, sendo as principais a UVA e a UVB, que atingem as células da pele, alterando-as e danificando o seu DNA. “Para se proteger desses efeitos, o nosso corpo aumenta a produção de melanina e é por isso que ficamos mais bronzeados”, explicou. A médica ainda conta que a exposição solar pode levar a danos como queimadura, envelhecimento da pele, desidratação, aparecimento de manchas e aumento no risco de câncer de pele.

Veja qual é a melhor forma de recuperar a pele depois da exposição solar excessiva

Segundo a Dra. Luciana, o ideal é ter uma exposição controlada ao sol, respeitando os horários com menor radiação - antes das 10h e após 16h da tarde. Além de usar um protetor com, no mínimo, FPS30. Também é importante reaplicá-lo a cada duas horas, principalmente quando estiver na praia ou praticando atividades físicas ao ar livre. “É muito fácil aceitar que é necessário aplicar o filtro, mas, ainda assim, muitas pessoas esquecem. Assim, para recuperar a pele após essa exposição solar, o mais indicado é a hidratação. É muito importante nutri-la, usar o hidratante de maneira contínua e evitar banhos quentes”, disse a dermatologista.

Entenda por que a pele perde água após a exposição solar

“Com a exposição prolongada ao sol, é ocasionada uma dilatação nos vasos sanguíneos, que causam a vermelhidão da pele - também conhecida como eritema. Esse efeito pode evoluir dependendo do grau, intensidade e duração da exposição, que podem levar a queimaduras superficiais ou profundas”, explicou.

Por isso, além do cuidado com a hidratação pós-sol, é imprescindível o uso e o reforço do protetor solar no rosto e corpo antes e durante a exposição!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.