Uma das principais características da pele madura é a acentuação de linhas de expressão, rugas e sulcos no rosto. De acordo com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, a região facial costuma ser a mais afetada pelo envelhecimento, apresentando também manchas acastanhadas; perda do contorno facial devido à flacidez; além de ser predominante seca, opaca e sem brilho. Para quem deseja reverter esse cenário, temos uma boa notícia: existem vários dermocosméticos e procedimentos que ajudam a tratar os sinais da idade e deixar a pele mais saudável. O DermaClub, juntamente com a médica, listou 15 deles. Veja só!

É possível tratar o envelhecimento da pele?

De acordo com a Dra. Flávia, mesmo com a existência de rugas, flacidez e manchas, hoje em dia é possível recuperar o tempo perdido e melhorar a aparência da pele madura. “Atualmente, temos à disposição um grande arsenal terapêutico, que vai desde uso de produtos orais e tópicos, até substâncias injetáveis, lasers e tecnologias que auxiliam a melhorar essas características da pele”, esclarece.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Procedimentos mais recomendados para melhorar a flacidez, rugas e manchas

Flacidez: “Neste caso, o ideal é associar substâncias injetáveis estimuladoras de colágeno com tecnologias para melhorar a densidade da pele”, afirmou. Sendo assim, o paciente pode realizar os seguintes procedimentos:

1) Ultrassom microfocado;
2) Radiofrequência;
3) Infravermelho.

Rugas: o tratamento das rugas dinâmicas (de movimento) e das estáticas pode melhorar muito com:

4) Toxina botulínica - no caso das dinâmicas;
5) Preenchedores, como o ácido hialurônico - para as estáticas.

Além disso, é essencial investir em outras técnicas que ajudam a suavizar as linhas e complementar os tratamentos injetáveis, como:

6) Lasers fracionados;
7) Microagulhamento;
8) Luz intensa pulsada;
9) Peelings químicos.

Manchas: na pele madura, essas marcas costumam ser chamadas de melanoses ou manchas senis. São escuras arredondadas e surgem no rosto e no corpo com o passar dos anos devido a exposição prolongada ao sol, o que revela o histórico da falta do filtro solar ao longo da vida do paciente. Elas podem ser tratadas com:

10) Luz intensa pulsada;
11) Laser de CO2;
12) Peelings;
13) Crioterapia.

Dermocosméticos para o tratamento da pele madura

O uso dos dermocosméticos auxilia a prevenir e a retardar a progressão (a piora) dos sinais do envelhecimento, além disso ajuda na manutenção dos resultados obtidos com os tratamentos. A dermatologista afirma que, na idade madura, geralmente precisamos associar uma variedade de dermocosméticos para abranger todos os problemas a serem tratados. Sendo assim, é importante usar:

14) Produtos que melhorem a uniformidade e textura da pele, promovendo a renovação celular e clareando manchas. Entre eles, retinol, vitamina C, phloretin, ácido tranexâmico e o ácido glicólico.

15) Ativos que estimulem a produção de colágeno, aumentando a espessura e a firmeza da pele como o ácido hialurônico.

15) Dermocosméticos com ação de preenchimento e hidratação devem ser associados para hidratar a pele madura naturalmente ressecada e suavizar os sulcos e rugas. Aqui, mais uma vez, podemos citar o ácido hialurônico, que é hidratante e estimulador das fibras de colágeno e elastina, e o Pro-Xylane.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.