Além das peles oleosas, mistas e secas, existe ainda mais uma divisão: a normal. Mas quais são as características dessa cútis e como devemos tratá-la? Para esclarecer essa e outras dúvidas, o DermaClub conversou com a top dermatologista Juliana Neiva, da clínica dermatológica que leva seu nome, no Rio de Janeiro, que contou que, apesar de equilibrada, essa pele requer diversos cuidados. Acompanhe!

Dermatologista esclarece o que é a pele normal

De acordo com a médica, a pele normal é a mais tolerante. “Nela, não há excesso de oleosidade, nem de ressecamento, além de possuir poros mais fechados e toque aveludado. Mas a sua maior característica é o nível de hidratação mais equilibrado”, explicou. Porém, engana-se quem acredita que a pele normal é perfeita. “Assim como todos os outros tipos, ela também pode ter problemas, como melasma, por exemplo. Mas em termos de hidratação e ressecamento, é uma cútis com níveis toleráveis, o que buscamos com os tratamentos dermatológicos”, afirmou.

Veja dicas de como cuidar da pele normal

Para Dra. Juliana Neiva, o ritual de cuidados é o mesmo de cútis oleosas ou secas, o que muda são os ativos. “Devemos higienizar, tonificar, hidratar e proteger com antioxidantes e antiglicantes, além do protetor solar. Assim, temos a prevenção da ação dos radicais livres e da radiação, mantendo o rosto jovem e saudável por mais tempo”, contou.

De acordo com a dermatologista, é preciso ter atenção especial em um quesito. “É necessário escolher o veículo correto desses produtos para não pesar muito na hidratação ou deixar a pele ressecada. Uma dica boa é apostar na textura serum que se adapta a todos os tipos de pele e, que confere os ativos de forma eficaz e mantém o equilíbrio da pele”, garantiu.

Comece uma rotina de skincare já!

Vale lembrar que a pele é renovável, pois a cada 28 dias ela muda sua constituição celular. “Cada dia é uma oportunidade de mudar os hábitos. Por isso, temos que manter uma frequência de tratamento. Esses passos precisam estar na rotina de todas as pessoas para deixar a pele saudável e bonita”, comentou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.