Ter a pele oleosa é bastante comum entre os brasileiros, mas também é um tremendo desafio mantê-la com aparência sequinha e saudável. Entretanto, não é impossível deixar a pele mais equilibrada: basta adotar uma rotina de cuidados regrada com os produtos certos, que ajudem a remover o excesso de oleosidade e melhorar a aparência dos poros dilatados. Quer saber como fazer isso? O DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, que deu uma ajudinha!

Saiba quais são as características da pele oleosa

De acordo com a Drª Lilia, a pele oleosa apresenta características próprias que facilitam sua identificação. “Ela possui uma superfície mais espessa, com poros dilatados e brilho excessivo, principalmente na testa, nariz e queixo - região conhecida como zona “T”. Além disso, há uma tendência maior à acne e uma frequente queixa do público feminino sobre a falta de duração da maquiagem”, explicou a médica.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Mantenha um ritual diário de cuidados com sua pele

É essencial ter uma rotina de cuidados básicos para que a produção de sebo seja controlada. A especialista conta o passo a passo ideal para um resultado gratificante e ressalta que usar dermocosméticos adequados para esse perfil é essencial. Confira:

- Limpeza: deve-se higienizar o rosto uma ou duas vezes ao dia, e não mais que isso, tendo em vista que a remoção excessiva da oleosidade da pele pode causar um efeito rebote. Utilize sabonetes e géis compostos por hidroxiácidos, ácido salicílico e o LHA que são muito úteis para a limpeza profunda da pele.

- Hidratação: é importante escolher hidratantes de textura leve e não gordurosos. Prefira substâncias seborreguladoras, como o gluconato e o PCA de zinco; queratolíticas, como o ácido salicílico e LHA; e calmantes, como alfa-bisabolol e niacinamida; além de agentes hidratantes, como o ácido hialurônico e a vitamina B5.

- Tratamento: utilize cremes que contenham ácido retinoico e seus derivados, pois são o carro-chefe no controle da oleosidade da pele. Outros ativos interessantes são: ácido azelaico, ciclopiroxolamina, ácido glicólico e gluconolactona.

- Fotoproteção: a proteção solar adequada é fundamental nos cuidados com todos os tipos de pele e, principalmente, com as oleosas, uma vez que os filtros têm ativos que ajudam no controle da oleosidade e disfarçam a aparência dos poros. O público feminino pode apostar em produtos com cor, que aumentam a proteção contra a luz visível e uniformizam a pele, no caso de manchas, por exemplo.

“Para saber quais os produtos certos para a sua pele, é indispensável consultar um Dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e realizar o passo a passo indicado diariamente”, reforçou Lilia.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.