No inverno, a sua pele fica mais áspera, com coceira em algumas regiões e até um pouco vermelha? Isso acontece porque, durante os meses mais frios, a baixa temperatura e pouca umidade, aliadas a alguns hábitos errados, pode agredir a barreira protetora da pele, destruindo seu manto hidrolipídico. Para entender um pouco mais sobre isso, o DermaClub desvendou algumas ideias sobre o assunto. Confira!

Porque a pele fica mais ressecada no inverno? Entenda

As condições e o aspecto da nossa pele vão variando ao longo do ano, e as estações têm muita influência na sua aparência. Especialmente no inverno, muitos fatores comprometem a integridade da barreira da pele, deixando-a seca e com tendência à coceira, especialmente no corpo mas, dependendo do tipo de pele, também no rosto. Algumas das causas desse problema são:

- Falta de umidade no ar, que “rouba” a água da pele;
- Banhos mais quentes, por conta do frio, que remove os lipídeos da superfície da pele e enfraquece a barreira protetora;
- Vento frio e seco, que agride a pele;
- Bebemos menos água, porque sentimos menos sede;
- Aquecimento artificial no ambiente, que também deixa o ar muito seco;

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como restaurar a barreira protetora da pele nesta estação?

Mas, então, o que podemos fazer para recuperar a barreira da pele? Além de tentar reverter alguns dos hábitos ruins e passar a tomar banho com água morna, ingerir mais água ou instalar um umidificador de ar na sua casa, vale a pena investir em alguns produtos específicos para a hidratação da pele. Uma dica é trocar o seu sabonete comum por uma loção de limpeza hidratante, que além de evitar o ressecamento, também hidrata profundamente a pele. Outra dica é sempre aplicar um creme ou loção hidratante logo após o banho, já que, neste momento, é quando a pele está mais receptiva a absorver os produtos. O ideal é apostar numa fórmula enriquecida com ácido hialurônico e ceramidas, para restaurar a barreira da pele e conservar a hidratação na pele.