Manchas vermelhas, coceira e descamação são alguns dos sintomas que tomam o corpo e rosto de quem tem a pele sensível e ressecada. Para evitar esse desconforto, é importante implementar alguns gestos na sua rotina de cuidados com a pele, dentre eles, o uso de produtos com ativos hidratantes e cicatrizantes, como o madecassoside. Apesar do nome não ser muito popular, esse ingrediente proporciona uma série de benefícios para a região cutânea. O DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, que explicou algumas vantagens da substância para você. Confira!

O que é madecassoside?

De acordo com a médica, o madecassoside é uma substância encontrada no extrato de centella asiática (uma pequena planta herbácea). “A substância já é conhecida há anos pelas suas propriedades cicatrizantes, tanto em uso oral quanto tópico, por favorecer a síntese de colágeno e possuir propriedades anti-inflamatórias”, esclareceu. O ativo combate inflamações, estimulando a proliferação de fibroblastos que produzem colágeno.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Benefícios para a pele sensível: como esse ativo funciona?

A dermatologista destaca que o efeito cicatrizante do madecassoside sem dúvidas é o que mais se sobressai. “Além disso, também podemos enfatizar a melhora da circulação sanguínea e o estímulo da produção das fibras de colágeno - este último efeito possibilita a indicação deste ativo para produtos anti-idade”, ressaltou. Em associação com a Vitamina B5, o ingrediente também pode funcionar como um reparador de pós-procedimento dermatológico. Isto porque este último tem função de hidratante oclusivo, diminuindo a perda de água transepidérmica - ideal para a pele sensível e ressecada.

Onde podemos encontrar esse ativo?

“No Brasil, ele já está presente em alguns produtos que auxiliam na restauração e hidratação da pele”, apontou. Entretanto, para incluir dermocosméticos com madecassoside em sua rotina de cuidados com a pele, é necessário consultar um dermatologista antes para definir se a substância é a mais apropriada para o seu caso.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.