Cuidar da pele sensível nem sempre é tarefa fácil, por isso, descobrir de onde vem a sensibilidade pode ajudar a diminuir os episódios de irritação e vermelhidão. O DermaClub conversou com a médica Lilia Guadanhim, dermatologista na cidade de São Paulo, que explicou as características desse tipo de pele, quais fatores podem influenciar e como tratar. Confira!

Saiba o que é a pele sensível

Segundo a especialista, a pele sensível, também conhecida como intolerante ou reativa, possui uma condição complexa, com a característica de não apresentar tolerância ao uso de cosméticos ou produtos químicos. “É imprevisível, pois pode exibir vermelhidão, coceira, ardor, irritação, queimação e repuxamento. Em casos mais intensos é possível perceber descamação e até pequenas feridas. Isso acontece devido ao aumento da resposta imune da pele”, explicou.

Descubra quais fatores estimulam a sensibilidade da pele

Diversos fatores, combinados ou não, podem estimular ou mesmo induzir a sensibilidade na pele. As causas podem ser:

- Vasculares: quando as paredes dos vasos sanguíneos estão fragilizadas devido a fatores externos - como a ingestão de temperos fortes e bebidas alcoólicas;
- Ambientais: coceira ou queimação causadas pelo vento, ar seco, exposição solar, calor ou frio em excesso e poluição;
- Procedimentos dermatológicos: a pele pode reagir à aplicação de ingredientes mal tolerados, além de sabonetes muito adstringentes ou tratamentos com ácidos;
- Atopia: é uma tendência hereditária em que a pessoa desenvolve manifestações alérgicas;
- Doenças da pele: as rosáceas e dermatites podem induzir a sensibilidade da pele.

Entenda como cuidar da pele sensível

Os três principais passos para cuidar de uma pele com sensibilidade são: limpeza suave, hidratação e proteção solar. Usando produtos hipoalergênicos e específicos para o seu tipo de pele, limpe o rosto com delicadeza. Em seguida, aplique o hidratante, livre de fragrâncias e corantes, e aposte em formulações que contenham glicerina, ceramida ou hidroxietiluréia. Para finalizar, passe a quantidade de uma colher de chá de filtro solar com FPS maior ou igual a 30, e reaplique a cada duas horas.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.