Quem tem a pele oleosa, sabe que não é uma tarefa fácil controlar o brilho excessivo no rosto. Entretanto, existem algumas maneiras de manter a região sequinha por muito mais tempo: basta investir em cuidados específicos na sua rotina de skincare e produtos que ajudem a controlar a oleosidade. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Christiane Gonzaga que preparou uma lista com 4 truques infalíveis para você adaptar ao seu cotidiano! Confira!

1ª dica) Quem tem a pele oleosa precisa lavar o rosto todos os dias

Todos os dias precisamos fazer a higiene da pele - esse é o primeiro passo para ter uma rotina de skincare saudável. Mas, no caso da pele oleosa, a dermatologista explica que essa é considerada uma das etapas mais importantes capaz de ajudar no controle da oleosidade, proteger a pele do excesso de sebo e, consequentemente, da acne.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

“É importante lembrar que a limpeza deve ser realizada até duas vezes ao dia, de preferência de manhã e à noite, com água morna ou gelada. Lavar o rosto em excesso é prejudicial à pele oleosa, podendo causar o efeito rebote”. 

2ª dica) Hidrate a pele todos os dias

Quem não hidrata a pele oleosa para combater o excesso de oleosidade está tratando o problema da forma errada e a médica explica porquê: “O óleo excessivo do rosto é apenas o sebo produzido pelas glândulas sebáceas, que pode formar espinhas e cravos, não significa uma pele hidratada”. Por isso, depois de lavar o rosto, aplique um bom hidratante facial para deixar a região macia e saudável. Basta apostar em um produto com textura e formulação certas para esse tipo de pele, como o ácido salicílico - que possui grande poder anti-inflamatório - e o ácido hialurônico, com ação hidratante.

3ª dica) Escolha um protetor solar antioleosidade!

Apesar de aliviar o calor intenso nos dias mais quentes, o ar condicionado colabora para a desidratação da pele. Dessa forma, também acontece o efeito rebote, aumentando a produção de sebo. Por isso, mantenha a ingestão regular de água! Outro truque que ajuda aliviar a sensação de repuxamento é deixar sempre à vista cremes hidratantes.

4ª dica) Fique de olho na temperatura da água!

É no período da noite que a pele fica mais suscetível à penetração dos ativos dos produtos. Então, se você quer manter o rosto sequinho por mais tempo, não deixe de apostar nos tratamentos noturnos prescritos pelo seu dermatologista. Assim, as chances da sua pele ficar equilibrada são ainda maiores. 

DICAS EXTRAS: + 5 cuidados para amenizar a oleosidade do rosto

1) Escolha um sabonete ideal para pele oleosa, que limpe profundamente sem deixar o rosto ressecado;

2) Fique de olho na sua alimentação: comer frituras e gorduras não ajuda no tratamento do controle da oleosidade. 

3) Não faça esfoliação todos os dias. Uma vez por semana já é suficiente para limpar a pele de maneira mais profunda e não estimular o aumento da oleosidade; 

4) Faça limpeza de pele uma vez por mês. Esse procedimento ajuda a remover cravos e espinhas, melhora o aspecto da pele, diminui as chances de inflamações e reduz a aparência dos poros abertos;

5) Remova a maquiagem por completo antes de dormir com demaquilante ou solução micelar para evitar a obstrução dos poros.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!