É muito comum que os pés sejam esquecidos da rotina de beleza. Além disso, essa região fica muito exposta em dias mais quentes, principalmente no verão, já que costuma-se usar sapatos mais baixos e abertos devido ao calor. No entanto, é necessário alguns cuidados básicos, como hidratação e uso do filtro solar, para que a pele dos pés esteja, de fato, protegida.

Os pés também ficam expostos no verão e sofrem com as ações externas

Se no inverno, devido ao uso de meias e sapatos fechados, a transpiração dos pés é constante, deixando a área úmida, no verão, as características mudam bastante. “Na temporada mais quente, usa-se mais sandálias e calçados abertos. Assim, acontece uma maior evaporação da transpiração, ocasionando ressecamento intenso”, explicou a dermatologista Tatiane Curi.

Veja qual é a importância da hidratação nos cuidados com os pés

De acordo com a médica, nutrir a região é importante para evitar a formação de fissuras e rachaduras, que podem permitir a entrada de fungos e bactérias, causando micoses, frieiras e infecções. Por isso, os pés devem receber cremes hidratantes todos os dias do ano, principalmente no verão!

Descubra quais são os cuidados fundamentais para ter com os pés

Para a Dra. Tatiane, é essencial manter uma rotina de beleza para que a área fique sempre hidratada e saudável. Confira as dicas da dermatologista:

- Esteja sempre com as unhas limpas e aparadas para minimizar as chances de encravar;
- Retirar as cutículas é prejudicial para a saúde, já que elas fazem parte da pele e tem como função nos proteger. Mantenha distância dos alicates;
- Deixe os espaços entre os dedos secos e limpos, a fim de evitar mau cheiro, fungos e bactérias;
- Evite atritos excessivos com o uso de sapatos desconfortáveis;
- Não esqueça da hidratação diária para evitar calosidade e aspereza nos pés;
- E, é claro, não deixe de usar filtro solar nem mesmo nessa região!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.