Na rotina de cuidados com a pele, a maior atenção costuma ir sempre para o rosto e acabamos esquecendo de outras áreas tão importantes que também precisam de gestos diários, como a hidratação. Dentre elas, podemos destacar as regiões do pescoço e colo. Mas por que é fundamental cuidar dessa parte do corpo? Quais são as principais medidas que devemos praticar todos os dias? Para esclarecer essas e outras dúvidas o DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo. Veja só!

Conheça as características da pele da área do pescoço e colo

De acordo com a médica, essa região apresenta propriedades bem diferentes do rosto. “O pescoço e colo possuem uma quantidade bem baixa de glândulas sebáceas e a capacidade de cicatrização menor, características que tornam a pele mais sensível e menos hidratada”. Além disso, por ser uma área muito negligenciada pelas mulheres, com o passar da idade, os sinais do envelhecimento ficam mais evidentes. Por isso, é importante cuidar do local todos os dias para mantê-lo sempre forte e nutrido.

Também é importante ficar atento ao colo e pescoço quando realizar certos procedimentos dermatológicos: “Tratamentos, como peeling e laser, precisam ser feitos com cautela, pois as chances de desenvolver uma complicação nessa área devido à sua sensibilidade são altas”, explicou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como hidratar a área: em quais dermocosméticos e ativos devemos apostar?

É muito importante cuidar desde cedo da região do pescoço e colo, da mesma forma que fazemos com o rosto: com cuidados simples e que fazem toda diferença para a pele. Um deles, e fundamental, é o uso do protetor. A Dra. Carolina ressalta que: “70% do dano solar vem da exposição diária, então esse cuidado é essencial para envelhecer bem e no tempo certo”.

Além disso, é importante incluir um hidratante com fácil espalhabilidade e textura mais leve, bem como dermocosméticos com princípios mais ativos, como a Vitamina C - que tem ação contra os radicais livres. Outros produtos interessantes para essa região são: “O ácido hialurônico - um forte hidratante -, ácido retinóico e glicólicos - que estimulam o colágeno -, lembrando que precisam ter concentrações mais baixas para não irritar essa região tão sensível”, concluiu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.